Leia Também
• 6ª Edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos conta com mais de 150 mil oportunidades
• Escola oferta bolsas de intercâmbio para estudar e trabalhar na Irlanda; veja como se inscrever
• XP abre mais de 100 vagas de estágio; veja como fazer inscrição
A Organização de Auxílio Fraterno (OAF) do Recife, a ONG mais antiga em funcionamento na cidade, foi inaugurada há quase 62 anos, e conta com uma equipe de 32 pessoas, incluindo voluntários. A ONG surgiu da necessidade de promover uma melhor expectativa de vida para as quase 250 crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos que são atendidas, oferecendo oficinas de letramento, apoio pedagógico, arte, entre outras.
“A gente não cuida só da criança que frequenta a OAF, a gente cuida de toda a família porque mudamos a sua perspectiva de vida de todos em volta, também realizamos acompanhamento com psicólogos e pedagogos de forma que a nossa atenção vai para o conjunto familiar. Além disso, frequentemente promovemos ações de ajuda essencial como por exemplo arrecadação de cestas básicas, material de higiene e limpeza para que essas pessoas tenham uma vida mais digna”, diz Beth Borges, diretora-presidente da instituição.
Porém, existem algumas dificuldades em relação ao seu funcionamento, como a questão financeira e a falta de apoio da sociedade civil, de acordo com a diretora. “O que nos dá sustentabilidade é o Programa Clarear, da Neoenergia Pernambuco, que nos repassa doações dos consumidores feitas na conta de luz e que significam hoje 80% dos nossos recursos para ações sócio-educativas com as crianças e jovens atendidos”.
Quando perguntada sobre o sentimento de poder contribuir e ajudar a mudar a vida de tantas famílias e jovens, ela diz: “O sentimento que todos nós que fazemos a OAF é de amor ao próximo, gratidão e satisfação por encaminhar esses jovens para o caminho do bem.”. Aproximadamente 15 mil jovens já passaram pela instituição.
A OAF é cerficada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como “Empresa que contribui para Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco”, e possuem o Selo Social Ouro do SESI, por parceria com o projeto ViraVida (PE), que promove inserção social e produtiva de adolescentes e jovens na faixa etária de 16 a 21 anos em situação de exploração sexual comercial.
Atualmente, a instituição está gerindo uma campanha para arrecadação de recursos para o projeto de readequação físico da OAF do Recife, promovendo bem estar para os que são assistidos, trabalham, frequentam ou visitam a instituição. A meta é arrecadar R$ 60 mil reais até o mês de junho. Para mais informações e contribuições, entrar em contato com sua página do Instagram: @oafdorecife.
Veja também
VIDA PLENA saúdeVitamina D em excesso faz mal? Saiba o que pode ocorrer em caso de hipervitaminose D
Enxaqueca requer tratamento médico, alerta neurologista
Fonte: Folha PE
Você precisa fazer login para comentar.