Foram ofertados serviços de higiene e saúde, além de apoio jurídico
Publicado por: Redação da Secom, em: 08/06/23 às 17:04
A ação integrada entre a Prefeitura de Olinda, o Poder Judiciário e representantes da Sociedade Civil realizou, nesta quarta-feira (7), um mutirão de serviços de saúde e de cidadania voltado para pessoas em situação de rua da cidade. Os números da ação que ocorreu, das 13h às 20h, no Clube Atlântico, no bairro do Carmo, mostram o bom resultado desse trabalho, que é uma iniciativa do Comitê Intersetorial de Políticas para a população em situação de rua – (CIPPRUA-Olinda).
Foram aplicadas 23 doses da vacina contra influenza e 17 Bivalente, conta Covid-19. Foram contabilizados 16 testes rápidos de HIV/Sífilis e Hepatite. Outras 30 pessoas passaram pelo atendimento de aferição arterial e teste de glicemia. Além disso, outras quatro pessoas foram ouvidas pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas. Outras 20 pessoas, foram atendidas pelo serviço de orientação sobre a rede de saúde mental e escuta especializada.
Já no apoio jurídico, profissionais da Defensoria Pública do Estado realizaram 35 atendimentos, entre emissão de segunda via de certidões, além de orientações jurídicas. Profissionais do CADÚNICO do município viabilizaram 11 cadastros e atualizações no sistema.
Os profissionais da força-tarefa, responsáveis pelos cuidados com higiene e limpeza, realizaram 70 cortes de cabelo: masculino e feminino, além de cuidados de design de sobrancelhas. O mutirão distribuiu, ainda, uma grande quantidade de roupas, refeições e lanches, com o apoio de empresas da iniciativa privada que são parceiras nesse trabalho.