olinda-realiza-forum-intersetorial-de-saude-mental

Olinda realiza Fórum Intersetorial de Saúde Mental

Olinda realiza Fórum Intersetorial de Saúde Mental

Programação contou com palestras, debates, orientações, apresentações musicais e serviços voltados para o conforto e bem-estar

Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 19/09/23 às 16:41

O cuidado com a mente é um aspecto fundamental para o bem-estar. Dentro das ações integradas da campanha Setembro Amarelo, que destaca a importância da preservação da vida, a Prefeitura de Olinda promoveu, nesta terça-feira (19), mais uma edição do Fórum Intersetorial de Saúde Mental. O encontro ocorreu no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, localizado na área central, no bairro do Varadouro, contando com palestras, debates orientações, apresentações musicais e serviços voltados para o conforto e relaxamento.

A iniciativa foi prestigiada por especialistas em psicologia, gestores públicos e demais representantes da sociedade civil. O local foi palco para a discussão de vários pontos dentro da temática, dentre eles, as abordagens da atenção básica psicossocial, os níveis de complexidade dos casos clínicos e a luta antimanicomial, assim como os resquícios do impacto da pandemia na saúde mental da população.

De acordo com a diretora de Saúde Mental de Olinda, Bruna Pires, o fórum também estimulou o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com a troca de experiências e o alinhamento de ações entre os profissionais. “Nossa expectativa é de uma melhoria significativa no cuidado oferecido às pessoas em situação de vulnerabilidade psíquica no município”, ressaltou.

O evento contou com um workshop do médico psiquiatra, Pedro Wanderley, além da oferta gratuita de práticas integrativas, como ventosa, massagem relaxante, auriculoterapia, serviços de saúde da mulher e direcionamento nutricional. Conforme a gestão, a interação entre os diferentes serviços municipais, como o CAPS e CRAS (os centros de atenção e de referência em assistência social) e o circuito de Atenção Básica, contribuirá para uma abordagem cada vez mais integrada e exitosa.

Fotos: Alice Mafra | Prefeitura de Olinda

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda









About Redação

Veja também

Jaboatão aprova lei que proíbe condenados por feminicídio de ocupar cargos públicos

Projeto do vereador Marcelo Adriano, elaborado em parceria com a OAB Jaboatão, reforça combate à …