Olinda realiza Fórum Intersetorial de Saúde Mental
Programação contou com palestras, debates, orientações, apresentações musicais e serviços voltados para o conforto e bem-estar
Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 19/09/23 às 16:41
O cuidado com a mente é um aspecto fundamental para o bem-estar. Dentro das ações integradas da campanha Setembro Amarelo, que destaca a importância da preservação da vida, a Prefeitura de Olinda promoveu, nesta terça-feira (19), mais uma edição do Fórum Intersetorial de Saúde Mental. O encontro ocorreu no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, localizado na área central, no bairro do Varadouro, contando com palestras, debates orientações, apresentações musicais e serviços voltados para o conforto e relaxamento.
A iniciativa foi prestigiada por especialistas em psicologia, gestores públicos e demais representantes da sociedade civil. O local foi palco para a discussão de vários pontos dentro da temática, dentre eles, as abordagens da atenção básica psicossocial, os níveis de complexidade dos casos clínicos e a luta antimanicomial, assim como os resquícios do impacto da pandemia na saúde mental da população.
De acordo com a diretora de Saúde Mental de Olinda, Bruna Pires, o fórum também estimulou o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com a troca de experiências e o alinhamento de ações entre os profissionais. “Nossa expectativa é de uma melhoria significativa no cuidado oferecido às pessoas em situação de vulnerabilidade psíquica no município”, ressaltou.
O evento contou com um workshop do médico psiquiatra, Pedro Wanderley, além da oferta gratuita de práticas integrativas, como ventosa, massagem relaxante, auriculoterapia, serviços de saúde da mulher e direcionamento nutricional. Conforme a gestão, a interação entre os diferentes serviços municipais, como o CAPS e CRAS (os centros de atenção e de referência em assistência social) e o circuito de Atenção Básica, contribuirá para uma abordagem cada vez mais integrada e exitosa.
Fotos: Alice Mafra | Prefeitura de Olinda
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda
Você precisa fazer login para comentar.