Mutirão terá 35 postos em todo município
Publicado por: Alice Mafra, em: 03/11/22 às 13:16
Neste sábado (05/11), Olinda estará com 35 pontos para o Dia D de vacinação antirrábica, das 8h às 17h. Para imunização, o tutor não precisa apresentar documentação. A meta é proteger a saúde da população e dos seus animais de estimação contra a Raiva. A ação é realizada pela Prefeitura da cidade, através do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda.
Os cães e gatos com idade a partir de quatro meses devem ser vacinados. As fêmeas não podem ser imunizadas caso estejam gestantes ou amamentando. Também fica impossibilitado de vacinação, o animal que for identificado com alguma doença.
Os tutores precisam comparecer em um dos 35 postos distribuídos por toda a cidade, como escolas, praças e postos de saúde, portando a carteira de vacina do animal. Esse trabalho de imunização deve vacinar cerca de 49.950 cães e gatos durante a campanha e conta com mais de 100 profissionais envolvidos.
Cuidar do pet e manter a vacinação contra a Raiva em dia é uma maneira de garantir a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que é transmitida para os seres humanos pelo contato direto com a saliva de um mamífero infectado. “A vacina antirrábica é a principal forma de prevenção e controle da raiva. 99,9% dos animais infectados vão a óbito”, explica André Cavalcanti, gerente do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda.
Quem não conseguir ir no Dia D, pode se dirigir ao Centro de Vigilância em Saúde, localizado na PE-15, de 9h às 16h.