olinda-promove-debate-sobre-poluicao-plastica-e-impactos-no-mangue

Olinda promove debate sobre poluição plástica e impactos no mangue

A discussão contou com atores de diversos órgãos de defesa do Meio Ambiente do Estado

Publicado por: Redação da Secom, em: 25/07/23 às 16:39

A Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda promoveu, nesta terça-feira (25), uma roda de diálogo voltada para conscientização ambiental, com foco na poluição provocada por materiais plásticos e os impactos desses resíduos no mangue. O objetivo é inserir o município nas discussões sobre a preservação do meio ambiente e desenvolver ações conjuntas que apoiem iniciativas para fortalecer a sustentabilidade ambiental. O debate aconteceu no auditório do Palácio dos Governadores, sede da administração municipal.

O encontro serviu, também, para lembrar duas datas importantes de preservação dos recursos naturais: o 26 de julho, Dia Internacional para Conservação do Ecossistema de Manguezais, além do 28 do mesmo mês, onde foi instituído como o Dia Mundial da Conservação da Natureza. A ideia central é que, a partir dessas discussões, todos os segmentos da sociedade se voltem para criação de uma consciência ecológica, em defesa do ecossistema.

O secretário executivo de Meio Ambiente de Olinda, Rodrigo Cardoso, resslata que a gestão municipal vem realizando estudos para implementação de políticas ambientais, como a despoluição do Mangue de Santa Teresa. A reserva está situada na área de proteção ambiental do Rio Beberibe, no bairro dos Milagres.

“A preocupação com o manguezal de Santa Tereza é constante, já que os resíduos sólidos se concentram na área mesmo sem a presença de pessoas no local. Os trabalhos de limpeza e de preservação passam pelo esforço de todos os órgãos públicos, municipal e estadual, além do nosso trabalho constante de conscientização ambiental na cidade”, concluiu o secretário.

Além dos gestores ambientais de Olinda, a roda de diálogo contou com representantes da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do Labclima – da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS), Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), do Coletivo Amigos da Praia, Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista, do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Olinda, do Circuito Olindense de Surf do Zé Pequeno, além de atores da sociedade civil organizada.

Fotos: Secretaria de Comunicação de Olinda

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda

About Redação

Veja também

“Vamos focar nas áreas mais sensíveis para a população, direcionando emendas parlamentares e buscando ações concretas para melhorar os serviços prestados à comunidade” Getúlio Belém , presidente da Câmara do Jaboatão

Reforma Administrativa na Gestão Municipal e no Legislativo Marcam Início do Ano Jaboatão dos Guararapes …