olinda-promove-acao-no-dia-internacional-da-mulher

Olinda promove ação no Dia Internacional da Mulher

Olinda promove ação no Dia Internacional da Mulher

Município oferece diversos serviços de apoio ao público feminino

Publicado por: Redação Secom, em: 04/03/22 às 12:50

Pattrícia Viviane

Com o tema ‘Ninguém Segura Uma Mulher Segura’, a Prefeitura de Olinda promove uma ação educativa em alusão ao Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8 de março, no Terminal Integrado de Xambá, bairro de São Benedito. O trabalho consiste na divulgação de todos os serviços de atendimento à mulher que o Município oferece. Ela será realizada a partir das 6h, quando também serão distribuídos brindes para as mulheres.

No mesmo dia, o Serviço de Proteção de Atendimento Especializado a Família e Indivíduos ( PAEFI) e o CREAS promoverão, às 15h, uma palestra aberta ao público, com o tema Empreendedorismo Feminino em Tempos de Pandemia, ministrada pela coordenadora do PAFI, Danusa Ribeiro e o coaching de desenvolvimento pessoal, Juvenal Lima.

Durante todo o mês de março, em vários pontos da cidade será feita uma panfletagem e apresentados esses serviços. Olinda conta vários serviços de apoio, entre eles um Centro Especializado de Atendimento Mulher – Márcia Dangremon (CEAM), localizado em Bairro Novo. A casa para mulheres que sofrem violência doméstica oferece além do apoio jurídico, psicológico e social, vários cursos gratuitos e funciona 24 horas do dia. A CEAM já atendeu mais de seis mil vítimas de agressão.

De acordo com o apoio a coordenadoria da mulher de Olinda, Suely Araújo, “Olinda é um município que sempre priorizou a implementação de Políticas Públicas para as mulheres. Foi a cidade que criou o Centro Especializado de Atendimento a Mulher(20.08.2005) , antes mesmo da Lei Maria da Penha (07.08.2006). Pernambuco foi o primeiro Estado a criar um Policlinica da Mulher, em Olinda, em 2010”.

Para a Secretária Executiva da Mulher, Verônica Brayner, a prefeitura de Olinda, na gestão do professor Lupércio reestruturou o CEAM Márcia Dangremon em 2019, ampliando o espaço de abrigamento para abrigar até 8 mulheres e seus filhos menores. Fez uma seleção simpllificada para contratar mais profissionais para o Centro voltar a ser 24h. Durante todo o ano realizamos projetos como o Blitz Mulher nas academias do Bairro, palestras nos CRAS , em Escolas, Unidades Basica de Saude e em diversas instituições. No mês de março sempre realizamos ações voltadas para o empoderamento das mulheres e para informar as mulheres sobre onde buscar apoio jurídico, psicológico e social gratuito, além de ofertas de cursos em diversas áreas, com inscrições através do site da PMO em.parceria com outras instituições.

Onde buscar ajuda:

1- CEAM Márcia Dangremon para mulhetes em autuação de Violência Doméstica ou risco eminente morte 24h;

2- Coordenadoria da Mulher de Olinda para realizar conferência, palestras , projetos e ações de empoderamento das mulheres;

3- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Olinda (2006) para realizar o controle social e avaliar o funcionamento dos serviços que atendem as mulheres ;

4- Policlinica da Mulher Sony Santos- Peixinhos;

5- Policlica da Mulher do Varadouro.

6- Coordenação da saúde da Mulher que disponibiliza o carro da mamografia para as mulheres de Olinda.

About Redação

Veja também

Expectativas para 2025: Que mudanças a população deve esperar para o início do ano? Reforma administrativa ideal existe ?

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco À medida que nos aproximamos de 2025, as …