Na próxima terça-feira (21), a Compesa realizará serviços de manutenção emergencial na Estação de Tratamento de Água – ETA Botafogo, em Igarassu, por um período de 24 horas. A estação é responsável pelo abastecimento dos municípios de Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu. Com isso, algumas localidades das quatro cidades, exceto as atendidas por poços, terão o fornecimento de água suspenso.
A interrupção do serviço será das 07h da terça até às 7h da quarta (22), quando será retomada a operação do Sistema Botafogo, após a finalização das intervenções.
De acordo com a Compesa, a manutenção é necessária para realizar ajustes operacionais, alguns deles decorrentes dos efeitos das fortes chuvas registradas no município de Igarassu. Além da parte estrutural, as fortes chuvas também afetaram a qualidade da água bruta que alimenta a estação.
Retorno do fornecimento
O retorno do fornecimento será realizado de forma gradual. Com o abastecimento de volta, o calendário das quatro cidades será aumentado em um dia. Os moradores podem acompanhar a situação através do 0800 081 0195 ou pelo site da Compesa.
Obras na unidade
O período de paralisação também será importante para o avanço das etapas da obra de modernização e ampliação da capacidade de tratamento da unidade, que está em andamento. Com um investimento de R$5,6 milhões, a previsão é que as intervenções na ETA Botafogo sejam finalizadas em agosto deste ano.
Segundo a diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes, a obra irá incrementar 500 litros de água por segundo para a unidade, que será alimentado pela nova Adutora Arataca 2, cuja obra está em andamento. A água transportada pela adutora será captada no rio Arataca, em Goiana, garantindo abastecimento para 750 mil moradores das quatro cidades atendidas pelo Sistema Botafogo. A expectativa é que a nova adutora entre em operação também em agosto.
Confira os bairros que terão abastecimento suspenso:
Olinda: Bairro Novo, Casa Caiada, Alto da Mina ( parte baixa), Ouro Preto, Rio Doce, Jardim Atlântico, Jardim Fragoso, Sapucaia e parte de Jardim Brasil.
Igarassu: Cruz de Rebouças.
Abreu e Lima: Planalto, Caetés III e Desterro.
Paulista: Vila Torres Galvão, área norte do Janga, Jaguarana, Antonio Maria, loteamento Nova Aurora, Alameda Paulista, Maranguape II, Jardim Paulista Alto e Jardim Paulista Baixo.
Veja também
EducaOcean Saúde e Bem-EstarProjeto EducaOcean debate as consequências do vazamento de óleo em simpósio, na UFPE
Milho se destaca nos festejos juninos; confira seus nutrientes