O documento vai facilitar o atendimento prioritário em serviços públicos e privados
Publicado por: Redação da Secom, em: 24/11/22 às 13:23
A partir desta segunda-feira (28), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda inicia o processo de emissão da carteira para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O documento vai servir para facilitar a identificação e viabilizar o atendimento prioritário nos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Para adquirir o cartão é preciso fazer o agendamento no site oficial da Prefeitura de Olinda: (olinda.pe.gov.br).
No dia marcado, pais ou responsáveis devem levar até a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 536, no Bairro Novo, a original e xerox dos seguintes documentos: Identidade, CPF dos pais ou responsáveis e da pessoa com diagnóstico de TEA, além de uma foto 3×4, comprovante de residência e o laudo atualizado com a Classificação Internacional de Doenças, o CID. Será preciso, ainda, informar um número de telefone para contato.
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, todo autista tem direito a atendimento prioritário nos serviços de saúde, educação, moradia, trabalho, assistência social, previdência social, cultura, transporte, mobilidade, tecnologia assistiva, além de esporte, turismo e lazer.