olinda:-mppe-recomenda-a-adocao-de-medidas-para-fortalecer-trabalho-da-defesa-civil

Olinda: MPPE recomenda a adoção de medidas para fortalecer trabalho da Defesa Civil

Destaques do MPPE

Detalhes
Categoria: Notícias




Acessos: 5

29/03/2022 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da Promotoria de Justiça de Defesa de Meio Ambiente de Olinda, recomendou ao município implementar, por meio da sua Defesa Civil, uma série de medidas apontadas em ofício remetido pela Defesa Civil do Estado de Pernambuco. As iniciativas têm por finalidade aperfeiçoar a atuação do órgão na prevenção de riscos, na sensibilização do público e na realização de obras de urbanização e contenção em áreas de risco de desabamento. O município tem um prazo de 15 dias para responder se acata ou não as medidas recomendadas. 

No eixo da prevenção, o MPPE recomendou desenvolver estudo geotécnicos para embasar a realização de obras de contenção e urbanização adequadas, como serviços de pavimentação, drenagem, construção de escadarias e saneamento básico; articulação com as lideranças comunitárias para a difusão de avisos e alertas de emergências em caso de chuvas fortes, bem como a colocação de lonas nos locais ainda não contemplados com as obras necessárias; instalação de equipamentos para monitoramento pluviométrico em pontos da cidade, a fim de obter dados históricos das chuvas; controle na ocupação das áreas de encostas; e manutenção e limpeza de obras públicas e sistemas de água e esgoto, a fim de evitar acúmulo de lixo, crescimento de vegetação, vazamentos e infiltrações que possam representar risco de desabamentos. 

Já no campo da sensibilização, cabe à Defesa Civil de Olinda promover palestras, cursos e campanhas de formação para os líderes comunitários, a fim de capacitá-los para atuar como referências de apoio em momentos de emergência; realizar campanhas de educação ambiental para a população olindense, de modo a explicar os prejuízos causados pelo acúmulo de lixo nas encostas e na rede de drenagem e a necessidade de remoção de construções em pontos de risco alto e muito alto; e orientar os moradores sobre a importância de apoiar o trabalho da Defesa Civil em momentos de emergência para facilitar o entendimento sobre medidas emergenciais, como ações de evacuação. 

Por fim, no aspecto da realização de obras, a Defesa Civil de Olinda precisa realizar vistorias periódicas das obras adequadas e dimensionadas para o município, para atestar se a instalação de novos loteamentos residenciais segue as normas técnicas de drenagem e preservação de áreas de várzea e nascentes. 

A última medida recomendada pelo MPPE é a aplicação, por parte do município, do Plano de Ordenamento Territorial, visando o planejamento sustentável da ocupação urbana, comercial e rural. O poder público também deve manter atualizado o Plano de Contingência para a gestão de risco das localidades mais vulneráveis a desastres naturais. 

De acordo com a promotora de Justiça Belize Câmara, o MPPE instaurou no ano passado um procedimento administrativo para acompanhar as políticas públicas de planejamento voltadas à prevenção de deslizamentos em Olinda. No âmbito desse procedimento, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente solicitou à Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado orientações destinadas a aperfeiçoar a atuação da Defesa Civil de Olinda. 

Em resposta, o órgão estadual encaminhou, em outubro de 2021, ofício com as orientações requisitadas pela Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Olinda e informou que está realizando capacitações remotas para os integrantes das Defesa Civis municipais.

Imagem acessível: fotografia mostra lona preta por cima de encosta ao lado de uam casa em construção

Destaques Notícias



Veja todas as Notícias

About Redação

Veja também

Novo duelo entre Lula Cabral e Keko do Armazém para presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho

A política do Cabo de Santo Agostinho vive mais um capítulo de embate entre dois …