olinda-lancou,-nesta-quarta-feira,-o-servico-de-acolhimento-em-familia-acolhedora

Olinda lançou, nesta quarta-feira, o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

A equipe do SAFA é formada por coordenadora, assistente social e psicóloga

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 22/11/23 às 16:46

Por Analu Pereira

O prefeito Professor Lupércio lançou, na manhã desta quarta-feira (22), no Palácio dos Governadores, o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SAFA), instituído pela Lei 6247/2022. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, já está preparada para possibilitar que famílias recebam crianças e adolescentes afastados do convívio biológico.

As Famílias Acolhedoras que forem selecionadas terão a chance de abrigar os menores de forma temporária de até 18 meses, até que os responsáveis de origem estejam aptos a cumprir novamente sua função de cuidado e proteção. A equipe do SAFA é formada por coordenadora, assistente social e psicóloga.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Andréa de Paula, explicou que Olinda já tinha a lei e faltava apenas a assinatura do prefeito Professor Lupércio para dar início a um serviço tão importante na nossa cidade, que é dar apoio e assistência às crianças e adolescentes que apresentem violação dos direitos instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “É um serviço muito importante e ter essa parceria diária de toda equipe, sabendo dos desafios que vamos enfrentar, nos dá ainda mais força e disposição para fazer a diferença”, explicou.

“É com muita satisfação que estamos avançando na atenção e acolhimento das crianças e adolescentes que precisam dessa atenção”, declarou o prefeito Professor Lupércio.

Cláudia Souza, representante do Sistema Único de Assistência Social de Pernambuco (SUAS), afirma que Olinda vem implantando esse serviço sem nenhum recurso estadual e federal, e por isso, queremos parabenizar pela iniciativa tão necessária. “Fiquei muito feliz no sentido de que a rede social essencial, lá na frente, estará ainda mais fortalecida”, disse.

Um dos critérios para ser Família Acolhedora é não estar inscrita no Sistema Nacional de Adoção. Para obter informações, os interessados podem comparecer à sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, localizada à Avenida Getúlio Vargas, 536, no Bairro Novo, ou podem enviar a solicitação para o e-mail acolhimentofamiliarolinda@gmail.com.

Participaram da cerimônia de lançamento representantes da Secretaria de Saúde de Olinda, Secretaria de Educação de Olinda, o Conselho Municipal de Assistência Social de Olinda (CMASO), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Olinda (COMDACO), Diretoria da Proteção Social Básica (DPSB), Diretoria da Proteção Social Especial (DPSE), Conselhos Tutelares, Sistema Único de Assistência Social de Pernambuco (SUAS), Vara da Infância e Juventude, Ministério Público de Pernambuco e ONG Reaviva.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda









About Redação

Veja também

Jaboatão aprova lei que proíbe condenados por feminicídio de ocupar cargos públicos

Projeto do vereador Marcelo Adriano, elaborado em parceria com a OAB Jaboatão, reforça combate à …