olinda-lanca-programa-para-zerar-consumo-de-plastico-descartavel

Olinda lança programa para zerar consumo de plástico descartável

Medida integra Semana Mundial do Meio Ambiente, com uma série de ações com foco na preservação do ecossistema

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 06/06/23 às 17:22

Com foco na construção de um planeta mais sustentável, a Prefeitura de Olinda lançou, nesta terça-feira (6), o programa que pretende zerar o consumo de material plástico descartável no serviço público municipal. A ação integra as atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente, onde a gestão realiza uma série de ações com foco na preservação do ecossistema. O Projeto de Lei foi assinado pelo prefeito, Professor Lupércio, e segue para o rito de aprovação junto aos parlamentares.

A segunda edição do Fórum Ambiental, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda, foi realizado no Mercado Eufrásio Barbosa, no bairro do Varadouro. Dentro da programação, o evento também discutiu soluções para poluição plástica, com representantes de cooperativas, de catadores de reciclagem, brigada ambiental e estudantes das escolas municipais Sigismundo Gonçalves e Escritor Paulo Cavalcanti.

Entre os eixos temáticos, figuraram os impactos provocados pelo descarte de resíduos sólidos. “Precisamos cuidar do meio ambiente de maneira incluir todos e garantir que esse espaço não seja apenas de sobrevivência, mas fazer dele um redutor de desigualdade entre todos”, afirmou Eline Lima, diretora de Ensino de Olinda.

Pela nova medida, fica suspensa a aquisição e uso de plásticos de uso único (descartáveis) no edifício-sede da Prefeitura, Palácio dos Governadores. “A perspectiva é de ações graduais em um prazo de quatro anos, submetendo-se avaliações periódicas, até a erradicação por completo”, explica o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cardoso. Segundo ele, o conceito deverá ser estendido a todas as secretarias, órgãos, unidades de atendimento e serviços públicos municipais.

“Esse respeito ao meio ambiente e essa conscientização nasce nas escolas e dentro dos próprios espaços da administração, para que possamos ter o município de Olinda como precursor da defesa, da orientação e do cuidado ao meio ambiente”, pontuou Cristiano Arruda, secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda.

O debate é importante não só para a sociedade, mas principalmente para as crianças e jovens que são o futuro no nosso país. “O futuro se faz agora. Muito mais do que as políticas públicas ambientais. Temos uma parceria com a secretaria de desenvolvimento econômico para ajudar nessa formalização das ONGs e cooperativas que enfrentam tantas dificuldades”, garante Mirella Almeida, secretária da Fazenda e Planejamento de Olinda.

A ativista ambiental de Olinda, Nadja Serotiuki, lembra a importância de preservar a área rural já que é uma das poucas cidades do País que tem uma biodiversidade extremamente importante para Olinda porque ela preserva e gera vida e água. “Eu agradeço às gerações futuras que vão substituir a gente nessa luta pelo meio ambiente. O lixo é um luxo, mas precisamos aprender, entender e respeitar o que é reutilizar, reciclar e preservar. O trabalho tem que ser em conjunto”, afirma.

Programação


Nesta quarta-feira (7.06), a programação segue com atividades destinadas aos estudantes da Escola da Base Rural de Olinda, na reserva da Mata do Passarinho. No sábado (10.06), a partir das 8h30, a Praia da Santa, em Rio Doce, será alvo de um mutirão para recolhimento de lixo plástico e plantação de cinco mudas de coqueiro.

Fotos: Alice Mafra/Prefeitura de Olinda

About Redação

Veja também

Novo duelo entre Lula Cabral e Keko do Armazém para presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho

A política do Cabo de Santo Agostinho vive mais um capítulo de embate entre dois …