olinda-lanca-programa-linha-de-cuidado-de-apoio-aos-usuarios-de-alcool-e-outras-drogas

Olinda lança Programa Linha de Cuidado de apoio aos usuários de álcool e outras drogas

Profissionais da área de psicologia estarão à disposição, segunda a sexta-feira, por meio uma linha telefônica e e-mail

Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 11/03/24 às 17:06

A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas lança, nesta quarta-feira (13), o Programa Linha do Cuidado. A iniciativa consiste em uma rede de apoio destinada às pessoas com dependência química, disponibilizada pelo município através do telefone (81) 99974-3764 ou pelo endereço eletrônico: linhadocuidadosepod@gmail.com. O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 16h.

Do outro lado da linha, profissionais da área de psicologia fazem a escuta, elaboram um banco de dados e encaminham para tratamento nas instituições especializadas para cada caso. Qualquer pessoa pode usar os canais de comunicação, seja dependente químico, familiares, amigos ou alguém que queira ajudar a quem esteja em situação de vulnerabilidade por conta do vício.

O município disponibiliza dos seguintes serviços de atendimento:

Para menores de idade:


Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEF) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), todos no Bairro Novo.


Conselhos Tutelares: Região I – (Peixinhos), Região II – (Varadouro), Região III – (Rio Doce)

Para Maiores de Idade:


Centros de Atenção Psicossocial (CAPS AD), no Bairro Novo e (CAPS Transtornos), em Rio Doce.

Para População em situação de rua:


Centro POP, no Varadouro


Consultório de rua, CAPS AD, Bairro Novo e CAPS Transtornos, em Rio Doce, além do CAPS in, da Secretaria de Saúde de Olinda

Inicialmente a abordagem é feita por meio de trabalho intersetorial, entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Segurança Cidadã, Esportes e Juventude, Cultura, Gestão Urbana e Governo. Depois da abordagem inicial, o dependente é encaminhado para tratamento e continua sendo acompanhado pelo programa.

Para a idealizadora e coordenadora do programa, Rosely Chaves, este é mais um reforço no trabalho que a gestão municipal vem desenvolvendo na prevenção e apoio aos usuários de drogas na cidade. “Juntos: escolas, instituições religiosas, postos de saúde e comunidade em um trabalho contínuo para que possamos fortalecer os laços familiares e comunitários em favor dos dependentes químicos”, ressaltou.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda

About Redação

Veja também

Após derrota em Jaboatão, casal Tércio retoma imagem de Bolsonaro em estratégia para reconquistar eleitorado da direita

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Após um longo período sem qualquer menção ao …