Os serviços começam no dia 18 de abril com equipe multidisciplinar
Publicado por: Redação da Secom, em: 11/04/22 às 18:02
A Prefeitura de Olinda lançou, na tarde desta segunda-feira (11), o Núcleo Infantil de Integração destinado para crianças com Transtorno do Espectro Autista, com idade entre 2 e 7 anos. Os atendimentos começam no dia 18 e irão funcionar na Vila Olímpica em Rio Doce.
Serão oferecidos tratamentos e cuidados na parte clínica e física. Inicialmente, os beneficiados têm à disposição fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. Na parte física, aulas de karatê e judô. Além deles, haverá uma sala de motricidade, com atividades de equilíbrio e coordenação motora fina. O atendimento com nutricionista é o único que terá público ampliado até os 18 anos.
A representante do grupo Mães e Pais Atípicos de Olinda, Nathalia Oliveira, 36 anos, moradora de Peixinhos, mãe de Benjamin de 5 e Clarisse de 3 anos, ambos com diagnóstico do espectro autista, aprova a iniciativa da prefeitura. “Nossa expectativa é muito positiva para que o equipamento se consolide no município e possa beneficiar o máximo de crianças. Esse serviço vem para somar no tratamento dos nossos filhos, isso é muito bom”, afirma Nathalia.
As inscrições acontecem na terça (12) e quarta (13), na Vila Olímpica, nos horários das 8h às 11h e 14h às 17h, com o limite de 80 vagas. Atenção para a documentação necessária: cópia do comprovante de residência em Olinda, certidão nascimento ou RG da criança, RG e CPF dos pais, laudo médico comprovando a necessidade do tratamento e carteira do SUS.
“Nossa gestão trabalha para garantir sempre mais cidadania e garantia de direitos para nossa população. Estamos muito felizes com a iniciativa do núcleo, que vem para ampliar o cuidado com as crianças do espectro autista do nosso município.” afirma o Prefeito, Professor Lupércio.
As atividades são integradas às aulas de natação, já oferecidas para esse público desde 2017. O trabalho é coordenado pelas secretarias de Esportes e Juventude, integrado com a Saúde, Comunicação de Olinda, além do Espaço Acolher.
Este slideshow necessita de JavaScript.