olinda-lanca-curso-inedito-de-operacoes-da-defesa-civil

Olinda lança curso inédito de Operações da Defesa Civil

A formação é inédita no país e irá capacitar os agentes da Defesa Civil Municipal para atuar em desastres, primeiros socorros, resgates de vítimas, reanimação cárdio pulmonar

Publicado por: Redação da Secom, em: 25/02/22 às 12:09

A aula inaugural do curso de Operações de Defesa Civil aconteceu na manhã desta sexta-feira, na Escola Municipal Gregório Bezerra, em Jardim Atlântico e contou com a presença do Prefeito Professor Lupércio, o Secretário Executivo de Defesa Civil de Olinda, Carlos D’Albuquerque e do Estado, Leonardo Rodrigues, também o Subcomandante do Grupamento De Bombeiros de Atendimento Pré-Hospitalar (GDAPH), Wagner Pereira. 

O curso é destinado a agentes da Defesa Civil do município, contemplando inicialmente 25 profissionais, com carga horária de 60 horas. Os agentes serão capacitados para atuar em apoio às equipes de resgate do município e também auxiliar os Bombeiros do Estado quando necessário. 

Aula inaugural do Curso de Operações de Defesa Civil – Foto: Sandro Barros / PMO

Entre os conteúdos abordados, estão: resgate em locais inundados, procedimentos de ações no resgate de vítimas de áreas de risco, primeiros socorros com foco em curativos e imobilizações, reanimação cárdio pulmonar, além de noções práticas de engenharia de desastres como fator de mitigação de risco. 

As aulas práticas acontecem de 28 de fevereiro a 11 de março, em locais como a praia do antigo Quartel do Exército, no Bairro Novo, e áreas de morros de Águas Compridas. No fim do curso, os profissionais receberão certificados e estarão aptos para atuar na área de desastres, sendo uma mão de obra valiosa no apoio aos Bombeiros de Pernambuco.

Também prestigiaram a aula inaugural, o Vice-Prefeito de Olinda, Márcio Botelho, o Secretário de Gestão Urbana, Marcone Madruga e o idealizador do curso, o engenheiro da Defesa Civil de Olinda, Alexandre Lopes. 

About Redação

Veja também

Expectativas para 2025: Que mudanças a população deve esperar para o início do ano? Reforma administrativa ideal existe ?

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco À medida que nos aproximamos de 2025, as …