A técnica de proteção das encostas começa a ser implantada pelo bairro de Águas Compridas e vai beneficiar 94 pontos de risco do município
Publicado por: Analu Pereira, em: 25/05/23 às 6:54
A Prefeitura de Olinda vai iniciar, nesta sexta-feira (26), a aplicação da geomanta nas áreas de morro da cidade. A Rua 6 de Janeiro, no bairro de Águas Compridas, será o primeiro endereço contemplado com a técnica que garante maior proteção das encostas e o melhor escoamento da água da chuva. No total, serão 54 mil m², distribuídos em 94 pontos de riscos, mapeados pela Defesa Civil do município.
Esse serviço inclui, ainda, a implementação do sistema de drenagem do talude, com a construção de galerias e caixas de recebimento de todo volume da água da chuva. A obra é um reforço no plano de ação da Operação Inverno – 2023, iniciada em janeiro deste ano. Os trabalhos preventivos em andamento na cidade abrangem a construção de muros de arrimo, trabalhos de micro e macrodrenagem, com limpeza de canais e do sistema de galerias em diversos bairros de Olinda.
A força-tarefa montada pela secretaria de Gestão Urbana da cidade e coordenada pela secretaria Executiva de Defesa Civil instalou, este ano, mais de 232 mil m² de lona plástica nos morros. Moradores desses locais foram cadastrados no sistema de alerta por SMS (pelo número 40199) e podem emitir avisos que são monitorados em parceria com a Defesa Civil Nacional.
A Prefeitura de Olinda mapeou todos os locais de riscos na cidade e definiu, preventivamente, alguns prédios administrados pela gestão que podem servir como abrigo e ponto de apoio a possíveis famílias desabrigadas. Eles estão distribuídos nos altos da Bondade e da Conquista, além dos bairros de Peixinhos, Vila Popular, Ouro Preto, Casa Caiada, Cidade Tabajara e Rio Doce.
Para esses locais, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos fez uma reserva de colchões e cestas básicas e conta, também, com o planejamento assistencial da Secretaria de Saúde da cidade. A ideia é agilizar a assistência médica com socorro por meio do SAMU, disponibilizar vacinas e manter atuação dos agentes de saúde, epidemiológica e de endemias.
A Defesa Civil de Olinda pode ser acionada, todos os dias, pelos telefones 0800 081 0060 ou 99266-5307 (WhatsApp).
Fotos: Divulgação/PMO
Você precisa fazer login para comentar.