Espaço dispõe de assistentes sociais e psicólogos para dar suporte às vítimas
Publicado por: Alice Mafra, em: 01/06/23 às 12:50
Um espaço de escuta e acolhimento para todos que foram vítimas de violência. Esse é o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência de Olinda (NAVVO), novo equipamento inaugurado pela Prefeitura na manhã desta quinta-feira (01.06). O espaço é ligado à Secretaria Executiva da Mulher e Direitos Humanos. A solenidade aconteceu no Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa.
Em Pernambuco, o NAVVO é o primeiro instituído por lei e, por isso, permanante. Na Região Metropolitana é o terceiro inaugurado. A missão é dar encaminhamento aos casos registrados de violações dos direitos humanos relacionadas aos grupos vulneráveis dentro da Marim dos Caetés. As pessoas que buscarem o serviço, serão encaminhadas para assistentes sociais e psicólogos que estão prontos para ouvir e dar todo suporte necessário no primeiro momento.
Após isso, o núcleo encaminhará as denúncias para os parceiros responsáveis, comos Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público (Estadual e Municipal). Representantes dessas instituições também marcaram presença na solenidade, juntamente com a Promotoria Geral do Estado e a Defensoria Pública do Estado, reforçando esse esforço mútuo. “Nossa gestão abraça e protege os olindenses, esse é o nosso legado”, afirmou a secretária executiva da Mulher e Direitos Humanos, Verônica Brayner.
O Núcleo atende tanto demandas presenciais, quanto denúncias por telefone (9.9237.8374) e email (atendimentopessoaidosaolinda@gmail.com). “Vemos colegas da nossa idade sofrendo com diversas formas de violência e é muito triste. Um espaço como esse nos ajudará no enfrentamento dos casos”, contou Laudé Soares, 82, presidente e tesoureira do Grupo da Terceira Idade Luz do Sol.
A princípio, o espaço funcionará dentro do expediente da Secretaria, das 8h às 15h. A proposta é que, no futuro, esse horário se expanda de acordo com os atendimentos. O espaço está localizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, na Avenida Getúlio Vargas, 536 – Bairro Novo.
Você precisa fazer login para comentar.