olinda-da-primeiro-passo-para-novo-plano-de-reducao-de-riscos

Olinda dá primeiro passo para novo Plano de Redução de Riscos

O Plano Municipal de Redução de Riscos é um instrumento na identificação de áreas críticas e apontamento de soluções para contenção de áreas de encostas e redução de alagamentos

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 20/02/24 às 16:39

A Prefeitura de Olinda deu o primeiro passo para elaboração do seu novo Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), nesta terça-feira (20.02), em reunião com representantes da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), órgão vinculado ao Ministério das Cidades, e a Universidade Federal de Pernambuco. A atualização desse documento vai facilitar a execução de parcerias entre o município e os outros entes governamentais, a partir da identificação de áreas de risco e proposição das soluções.

“O Plano Municipal de Redução de Riscos é um instrumento para identificar as áreas críticas para apontar soluções, seja de obras de contenção de encosta, e reduzir deslizamentos ou obras também de macrodrenagem, microdrenagem para reduzir alagamentos. Então o plano municipal de redução de risco visa identificar essas áreas para posteriormente a gente poder endereçar as soluções, sejam obras de maior porte ou obras de menor porte”, explicou o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Periferias, Vítor Araripe.

O secretário de Gestão Urbana de Olinda, Odin Neves, ressaltou a relevância da parceria, principalmente com a proximidade da quadra chuvosa. Esse trabalho em conjunto, segundo ele, vai trazer ainda mais segurança para a população que reside em áreas de morros. “A gente está aqui para desenvolver com vocês esse plano, que é de uma importância para mitigação de riscos e proteção das periferias de nossa cidade. Temos uma atenção mais que especial para esses locais”, pontuou.

Já a secretária executiva de Defesa Civil, Kelly Brito, colocou toda equipe da pasta à disposição da SNP e agradeceu a iniciativa do órgão federal em vir à cidade para iniciar o processo de elaboração do novo Plano. “Não vamos medir esforços porque essa é uma característica da gestão do Professor Lupércio: a gente coloca o problema no colo e resolve. Obrigado à Secretaria de Periferias por estar encabeçando esse processo com a Prefeitura de Olinda”, disse.

O levantamento de todas as necessidades para elaboração do PMRR será conduzido pela Universidade Federal de Pernambuco, juntamente com a Prefeitura. O professor daquela instituição, Fabrizio Listo, contou que todo aparato tecnológico será disponibilizado, além de um trabalho social, na escuta da população das áreas identificadas. “Vamos ouvir as lideranças comunitárias, a população como um todo, para não ficar um plano desconexo. Além do aparato para um um melhor diagnóstico físico mais detalhado, a população vai fazer parte disso”, finalizou.

Por Wladmir Paulino

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda









About Redação

Veja também

Jaboatão aprova lei que proíbe condenados por feminicídio de ocupar cargos públicos

Projeto do vereador Marcelo Adriano, elaborado em parceria com a OAB Jaboatão, reforça combate à …