“o-processo-venceu-hoje”,-diz-tite,-apos-vitoria-sobre-a-suica-na-copa

“O processo venceu hoje”, diz Tite, após vitória sobre a Suíça na Copa

O técnico Tite falou sobre a evolução da Seleção Brasileira, após a vitória sobre a Suíça, nesta segunda-feira (28), no Estádio 974, em Doha, resultado que classificou a equipe para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. O treinador também comparou a atual equipe com o time que foi eliminado na Rússia, em 2018.

“Tem um processo todo de quatro anos de construção. Quem venceu hoje foi o processo. Foi o tempo de quatro anos de utilização de atletas para que eles possam se desenvolver, ter naturalidade, mesmo os mais jovens, tendo oportunidades. Se não fica muito difícil”, disse ele durante a coletiva de imprensa após a vitória por 1 a 0 com um gol de Casemiro na reta final (83).

Tite justificou a entrada de Rodrygo no lugar de Lucas Paquetá no início do segundo tempo. “Às vezes o jogo te pede algumas coisas. Temos que ter a capacidade de ler o jogo. Um jogo muito difícil. O Paquetá estava em condições normais, se não, não o usaríamos. O jogo pediu uma outra possibilidade”.

Ele também falou sobre a diferença entre os dois primeiros adversários que o Brasil enfrentou nesta fase de grupos, o que levou à mudança.

“A Suíça foi a melhor defesa das eliminatórias. Tem um estilo diferente da Sérvia. Ela baixa mais e diz assim: ‘erra que eu vou criar minhas oportunidades!’. Eles têm muito bons jogadores como Embolo, Xhaka, o lateral-direito [Silvan Widmer], o goleiro Sommer. O Paquetá estava em condições normais, mas o jogo pedia uma outra possibilidade”, explicou o treinador.

Tite também falou sobre a lateral-direita, que foi ocupada pelo lesionado Danilo no jogo de estreia e desta vez o técnico optou por Militão. “Você tem dois jogadores com diferentes características. Um que tem um turbo, com uma chegada na frente e poder de marcação. O outro é um exímio construtor, um articulador. A Suíça colocou dois jogadores de velocidade. Então é preciso ter um jogador do lado que contém esses velocistas”, disse ele, garantindo estar “em paz” com as escolhas que fez e com os jogadores da posição.

Tite elogiou também outros jogadores que entraram durante a partida: “Bruno Guimarães, Antony, Gabriel Jesus, Rodrygo todos entraram muito bem. Essa força vai contribuir e ajudar o time. Os atletas que tem entrado tem ajudado muito”.

Com bom humor, Tite comentou uma declaração de Neymar, que nas redes sociais afirmou que Casemiro é o melhor meio-campista do mundo: “Eu tenho por hábito respeitar opiniões e não comentar opiniões. Essa eu vou me permitir: eu concordo com o Neymar”.

Sobre o astro da seleção brasileira, que se recupera da lesão no tornozelo direito, Tite admitiu que ele faz a diferença: “Claro que Neymar tem atributos diferentes. Num momento magico ele clareia tudo e a gente se pergunta ‘o que foi que ele fez??’. O time sente sim a falta dele”. 

Na comemoração do gol de Casemiro, Tite abraçou e beijou seu filho, Matheus Bachi, seu auxiliar, num momento de muita emoção. “Antes do atleta existe o ser humano. E eu sou assim. Tem gente que não. E tem um grande profissional ali do meu lado. Eu tenho a grande felicidade de ter um grande profissional e um filho que eu amo lá”.

O Brasil, com 6 pontos, vai enfrentar a seleção de Camarões na sexta-feira, às 22h locais (16h de Brasília) no estádio Lusail, enquanto a Suíça (3 pontos) tem pela frente a Sérvia (1), no mesmo horário, no estádio 974.

Veja também

Jogadores ressaltam importância de Neymar, mas minimizam sua ausência 

Fonte: Folha PE

About Redação

Veja também

Heitor de Enoque se compromete em Construir Posto de Saúde no Alto do Santo Antônio, em Moreno

Durante caminhada no Alto de Santo Antônio, em Moreno, o candidato a prefeito de Moreno, …