Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco
Parece que as definições para a formação das chapas, pelo menos para os vereadores de mandato, já estão bem encaminhadas. Vereadores de mandato sempre têm uma certa dificuldade em encontrar chapas fora das disputas dos chapões, e no próximo ano não será diferente.
Vamos ao panorama que se desenha para os vereadores de mandato. No Partido Liberal (PL), tudo indica que os nomes abaixo serão os que disputarão pelo partido. São eles:
- Alberto Bezerra
- Nando Ceres
- Charles Motorista
- Nado do Caminhão
- Neneca do Piston
- Jailton Batista
- Adeildo da Igreja
- Eurico Moura
- Pastor Ginaldo
- Totô
Já no PMN, onde o comando do partido no município está a cargo do vereador Adiel, os nomes são:
- Adiel Agostinho
- Nando Campos
- Neco Filho
- Wando de Zé Bom
- Lica do Micro-Ônibus
- Manoel de Moura
- Junior da Farmácia
- Irmão Dé
- Juca da Lage
- Eneas Marcelo
- Jacinta ( pode vir )
- Jorge Junior ( pode vir )
O PSD tem o vereador Márcio do Curado como presidente no município. Márcio sempre tem a vantagem de formar um partido competitivo, sendo conhecido por formar boas chapas e consegue montar o partido com um ano de antecedência. A vantagem de cumprir a palavra e ajudar os candidatos faz toda a diferença nesse meio. No MDB, se desenha a entrada de Dodô da Chave, que acabou de assumir o mandato após determinação da justiça eleitoral.
Belarmino Souza caminha para presidir o DC em Jaboatão e montar a chapa para a disputa. Não é nada certo ainda, mas existe a possibilidade. Melque Almeida tenta fazer o mesmo; o partido ainda não está definido, mas ao que tudo indica, ele pode aparecer no Republicanos para salvar a sua pele. Jacinta avisou no início que não seria mais candidata, mas como ainda há tempo, ela pode aparecer de surpresa junto com Jorge Junior em algum partido da base do governo estadual e municipal, que pode ser o próprio PMN. Jeane Cândido e Josué da Harpa ( suplentes ) ainda não sinalizaram para onde irão.
Outro partido que receberá “medalhões” é o PP, que terá Dr. Tadeu e Nivaldo do Gás provavelmente encabeçando a chapa, e segundo Nivaldo, não aceitará vereadores de mandato. Por fim, não menos importante, Marlus Costa (PL), o mais votado na última eleição, ainda está em busca de uma casa para chamar de sua. No PP, o recado já foi dado: “aqui não”. Ele pode aparecer de surpresa no MDB ou até mesmo no PSB (se houver uma chapa em Jaboatão), tendo em vista sua proximidade com seu antigo “inimigo” Elias Gomes, com quem mantém proximidade e realiza reuniões periódicas.
A busca de Marlus Costa (PL) é um pouco mais complicada porque ele precisa “bancar” (o que é difícil) ou ser bancado por um partido. Além disso, pesa contra ele o fato de ser “bolsonarista” e, para continuar no poder, pode se juntar a uma chapa de esquerda ( $&!?!?vixiiii) , o que vai “contra seus posicionamentos” pró-vida e armamentistas, como demonstrados em redes sociais.
Pelos cálculos dos “especialistas” políticos, os números para os chapões são:
- Chapão do PL – 5 a 7 vereadores
- Chapão do PMN – 4 a 6 vereadores
Os demais virão de outros partidos…
Em tempo – “Tudo pode acontecer, inclusive nada!”. Que rufem os tambores!
Você precisa fazer login para comentar.