nove-cidades-do-tocantins-sao-investigadas-por-fraudes-em-licitacoes

Nove cidades do Tocantins são investigadas por fraudes em licitações

As suspeitas de irregularidades nos contratos de transporte escolar em cidades do Tocantins foram identificadas pela Controladoria Geral da União em 2017 em dois municípios do estado: Araguaína e Gurupi.

Os auditores da CGU constataram indícios de montagem processual, simulação de pesquisas e preço, e restrição de competitividade nas licitações. A partir daí a Polícia Federal identificou que a empresa responsável pelo serviço em nove municípios do Estado teria desviado mais de R$ 23 milhões do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar.

Os municípios investigados são: Araguaína, Araguatins, Babaçulândia, Filadélfia, Goiatins, Nova Olinda, Riachinho, São Bento e Xambioá. 

Nesta quinta-feira (19), foram cumpridos 73 mandados de busca e apreensão, além de 5 medidas de afastamento de função pública e proibição de acesso aos órgãos públicos. A operação “Catilinárias” contou com a participação de policiais e auditores.

Os indícios dos crimes foram reforçados por meio de um acordo de colaboração premiada entre a empresa e o Ministério Público Federal.

Os investigados confirmaram a existência de rotas fantasmas e documentos adulterados para receber pagamentos por serviços não prestados. A polícia aponta o recebimento de mais de R$ 5 milhões em vantagens indevidas apenas para ex-prefeitos e ex-secretários.

Os investigados responderão pelos crimes de fraude, desvio de recursos, organização criminosa, falsidade ideológica, corrupção e lavagem de dinheiro. As penas podem somar 63 anos.

Fonte: Agência Brasil







About Redação

Veja também

“Sem noção”: Dani Portela(PSOL) acusa perfis no Instagram de serem pagos pelo governo de Raquel, mas maioria nunca teve relações e nem receberam um centavo do Governo do Estado

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) protagonizou uma verdadeira saia-justa ao acusar, publicamente, perfis do …