Campo da Vila, próximo à Chesf, é 11º contemplado pelo programa, que tem elevado o padrão dos tradicionais campos de várzea da cidade (Foto: Edson Holanda)
O Recife ganhou mais um espaço esportivo totalmente revitalizado. No bairro dos Torrões, na rua Doutor Domingos de Abreu Vasconcelos, o Campo da Vila se tornou o 11º contemplado pelo Gramadão. O programa transforma locais de prática futebolística na capital pernambucana. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, com operacionalização pela Secretaria de Esportes. A inauguração ocorreu na noite desta sexta-feira (28) com a presença do prefeito João Campos e do secretário executivo de Fomento ao Esporte, Gabriel Perrusi.
“Lembro que tínhamos, aqui, uma área muito degradada, uma área com lixo, com muito depósito irregular de metralha. Queríamos fazer uma melhoria nesse local e a Prefeitura precisava se fazer presente. Por isso, lançamos um programa de requalificação dos campos de várzea, colocando grama sintética, proteção com telas, pintura, e, hoje, estamos inaugurando o décimo primeiro Gramadão, aqui no Campo da Vila, transformando essa meta em realidade. Recife, agora, tem um novo padrão de equipamento público e as revitalizações dos tradicionais campos de várzea dão o direito a qualquer jovem de jogar bola de forma gratuita”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.
A obra no local envolveu a instalação de grama sintética e uma revitalização completa, incluindo terraplanagem, drenagem, substituição das traves, troca e pintura de alambrado e tela de proteção. Os serviços realizados pela EMLURB abrangeram a pintura da mureta, do parquinho e a pavimentação da rua onde o espaço está localizado.
“Um equipamento como esse tem a capacidade de mudar toda uma região. Não é barato alugar campos particulares para praticar o seu futebol, e temos aqui um com grama sintética da maior qualidade. Investir nisso é atacar de frente várias questões. Tem o social, com as relações entre os praticantes, e a saúde. É mais gente tendo a oportunidade de se exercitar numa área de lazer de qualidade. É um projeto que já deu certo e seguiremos em expansão”, destacou Gabriel Perrusi, secretário executivo de Fomento ao Esporte.
O jovem Eric Henrique, 20 anos, morador do bairro de San Martin e que sonha em ser jogador de futebol, falou sobre a nova quadra de society. “Antes, aqui, era cheio de buracos, as barras eram velhas, enferrujadas, o chão tinha muita lama e a tela de proteção furada, a bola vivia saindo do campo para a rua. Hoje, estamos vendo uma quadra totalmente diferente, arrumada. Isso é uma grande vitória para todos da comunidade, que jogam nos times de várzea. O campo está super iluminado, com grama sintética, novas barras, está bonito”, comentou.
Outras 10 localidades já foram transformadas pelo projeto, começando pela Arena 1×1, no Ibura, na antiga praça do Lixão; seguido pela Vila Aliança, no Ipsep; o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira; o da Campina do Barreto, no bairro homônimo; o do Bueirão, na Torre; o Parque do Caiara e na Coronel Furtado, na Iputinga; Vila Cardeal, em Areias; Campo do Onze, em Santo Amaro; e Campo dos Milagres, no Ibura.