Cotado para compor a chapa da presidenciável Simone Tebet na condição de vice, o senador Tasso Jereissati desembarcou em Pernambuco nesta sexta-feira (08) para uma conversa com o senador pernambucano Jarbas Vasconcelos. Os dois foram à mesa em almoço na casa do emedebista, no Recife. O cearense chegou no final da manhã e a conversa se estendeu pelo início da tarde.
No menu, a possibilidade de Tasso vir a ser candidato a vice da emedebista. O tema já tinha sido iniciado por Jarbas e Tasso em uma conversa telefônica, mas o tucano avisou que queria ouvir Jarbas pessoalmente. Os dois têm relação antiga. Jarbas foi governador de Pernambuco e Tasso, do Ceará na mesma época. Já protagonizaram diversas articulações juntos. Inclusive, foi Tasso que fez a ponte de Jarbas com Davi Alcolumbre, quando o senador do Amapá se elegeu presidente da Casa Alta.
Houve, ali, encontro no gabinete de Tasso com Jarbas sobre isso. Jarbas não chegou a votar em Alcolumbre, mas promoveu jantar para ele em seu apartamento, em Brasília, depois que Alcolumbre já havia sido eleito. O pernambucano reuniu, em torno de Alcolumbre, como reflexo da articulação de Tasso, nomes como Eduardo Braga, Nelson Trad, José Serra e Fernando Bezerra Coelho, além do próprio senador tucano.
Jarbas, segundo pessoas próximas, avalia que Tasso pode acrescentar muito a Tebet nessa corrida pelo Palácio do Planalto, mas pondera que o cearense precisa botar na balança como isso repercute para sua carreira política. Em pesquisa Datafolha, divulgada no último dia 23 de junho, Tebet marcou 1% das intenções de voto. Na rodada anterior, no fim de maio, ela tinha 2%. A oscilação para baixo se deu após ela receber o apoio do PSDB e do Cidadania. Haveria resistência ainda entre familiares de Tasso. O cenário das pesquisas têm pesado, naturalmente, nas reflexões dele, que, após concluir a conversa com Jarbas ontem, seguiu para o hangar para pegar o voo de volta, tendo focado a passagem por Pernambuco nesse encontro.
Entusiasta de Raquel
Reuniões do PSDB que precederam a declaração de apoio a Simone Tebet se deram no gabinete de Tasso Jereissati. Com a situação de Pernambuco em jogo nas condições, então, impostas pelo tucanato para conceder o apoio, no último dos encontros, Raquel Lyra, pré-candidata ao Governo do Estado, também esteve presente. Tasso, dizem pessoas próximas, é um entusiasta da candidatura de Raquel ao Palácio das Princesas.
Tebet… > Havia, segundo aliados pernambucanos, uma expectativa inicial de que a própria Simone Tebet também viesse ao Recife nesta sexta-feira (08). Ela chegou a sinalizar a correligionários que viria. Mas Tasso Jereissati acabou cumprindo agenda com Jarbas sozinho. Como a coluna antecipara, Tebet já havia agendado visita ao senador pernambucano ainda no São João, encontro que acabou adiado.
…vinha > Quem acompanha as movimentações relata que, antes do período junino, após Jarbas Vasconcelos gravar vídeo para oficialização da campanha dela, Tebet já havia externado que viria a Pernambuco para uma conversa com o correligionário.
No radar > A professora e ativista de Direitos Humanos Lucinha Mota, conhecida pela sua luta por Justiça para encontrar os assassinos de sua filha Beatriz Angélica, morta a facadas dentro de um colégio particular de Petrolina, há seis anos, integrou a turma de 2021-2022 da escola de formação política RenovaBR. Ela embarca para Brasília na próxima quinta (14) para a formatura. Agora, estudante de Direito, ela decidiu fazer o curso do RenovaBR para se lançar candidata a deputada estadual pelo PSDB.
Veja também
Futebol FutebolRoberto lamenta resultado e cita situação de Jean Carlos: “precisa ser definida pela diretoria”
Náutico joga mal, perde para o Grêmio e volta ao Z4
Fonte: Folha PE
Autor: Renata Bezerra de Melo