Durante todo o mês, serão realizadas diversas ações educativas voltadas para o autocuidado e a prevenção das doenças mais prevalentes entre o sexo masculino
Em novembro, comemoram-se duas datas que colocam a saúde das pessoas do sexo masculino em foco: o Dia Internacional do Homem, no dia 17, e o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, no dia 19 – esta, inclusive, deu origem ao Novembro Azul. Por isso, ao longo deste mês, a Secretaria de Saúde do Recife irá realizar uma série de ações destinadas à saúde integral dos homens, com a oferta de ações educativas sobre o autocuidado e as doenças mais prevalentes a este gênero, enfatizando a Atenção Primária como porta de entrada e a importância dos homens procurarem a unidade de saúde para cuidados, independentemente da idade. A programação completa pode ser conferida neste link https://bit.ly/PCR_NovembroAzul.
“Estudos recentes do Ministério da Saúde demonstram a tendência de maior mortalidade precoce (até 60 anos) entre homens, especialmente decorrente de doenças crônicas não-transmissíveis, caracterizadas principalmente por doenças cardiovasculares, respiratórias, neoplasias e diabetes, nesta ordem. Por isso, as ações do Novembro Azul no Recife vão além de orientações sobre o câncer de próstata, envolvendo a saúde do homem como um todo”, afirma a coordenadora municipal da Saúde Integral do Homem, Sheyla Rodrigues.
Os índices nacionais se refletem nos dados do Recife: de 2011 a 2020, foram registrados 30.827 óbitos por doenças cardiovasculares na capital pernambucana; 19.799 mortes por algum tipo de câncer; 15.110 por causas respiratórias e 7.270 motivadas por doenças metabólicas, como a diabetes.
As atividades terão início nesta quarta-feira (1º), em unidades de saúde, polos de Academia da Cidade (PAC) e praças espalhados pelo município, com rodas de conversa e oficinas educativas sobre estas doenças, mas também o fortalecimento da prática de exercícios físicos; orientações sobre alimentação equilibrada; redução do tabagismo, prática do sexo seguro e cuidado com a saúde mental. Dependendo do local, haverá, ainda, distribuição de material educativo; aferição de pressão arterial, medição de glicose no sangue, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e caminhadas, entre outras atividades.
No dia 13, por exemplo, na Unidade de Saúde da Família do Morro da Conceição, em Casa Amarela, haverá testagem rápida; consultas odontológicas, médicas e de enfermagem; atualização de cartão de vacina e avaliação nutricional, tudo dedicado aos homens da comunidade, inclusive com horário estendido, das 17h às 21h. Já no dia 14, quando se comemora o Dia Mundial de Combate à Diabetes, a programação dos PAC do Parque da Jaqueira e do Parque Santana, ambos na Zona Norte, será estendida não só à prevenção contra esta doença, mas também suas repercussões relacionadas à saúde do homem de uma forma em geral.
SAÚDE DO HOMEM – Desde 2014, o município do Recife integra a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem, fortalecendo a assistência básica no cuidado com o homem, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade da atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde. Desde então, houve a Implantação em todas as unidades de saúde do pré-natal do pai/parceiro; capacitação para registro no E-SUS das consultas pré-natal do pai/parceiro; organização da rede de diagnósticos para a saúde do homem; fluxo de cirurgias de vasectomia e urologia, além de capacitação dos profissionais para acesso e acolhimento do homem.
LICENÇA PATERNIDADE – Na última segunda-feira (30), a prefeita em exercício do Recife, Isabella de Roldão, encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei que amplia a licença paternidade de 20 para 30 dias aos servidores municipais da capital pernambucana. A única exigência é que o funcionário realize e comprove a participação em cursos sobre a Primeira Infância e Paternidade Responsável. O objetivo é promover um maior envolvimento dos pais no cuidado dos filhos.
Você precisa fazer login para comentar.