Serão 2.640 vagas para mamografia, acessíveis em 33 pontos espalhados pelos oito distritos sanitários da cidade, sem necessidade de agendamento. (Foto: Hugo Aquino/Sesau)
Em 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, mas na cidade do Recife, será o mês inteiro dedicado à prevenção ao câncer de mama, com a oferta de 2.800 vagas gratuitas de mamografia, sem necessidade de agendamento. A iniciativa é destinada a todas as recifenses com idade entre 50 e 69 anos. O Mamógrafo Móvel da Secretaria de Saúde do Recife estará presente em 34 pontos espalhados pelos oito distritos sanitários da capital pernambucana, de segunda a sábado (exceto nos feriados), das 8h às 12h e de 13h às 17h. Confira a programação completa clicando aqui https://bit.ly/MamografoMarco24.
O objetivo é estar mais próximo da população, levando o serviço para as comunidades, inclusive aos sábados, em unidades de saúde, centros culturais, ações sociais e igrejas, com foco na faixa etária prioritária preconizada pelo Ministério da Saúde. Em cada localidade, são ofertadas 80 vagas, divididas igualmente entre manhã e tarde. No dia do exame, é indispensável apresentar documento de identificação, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Durante a realização da mamografia, é obrigatório o uso de máscara, em conformidade com os protocolos sanitários vigentes.
Os resultados estarão disponíveis em até 30 dias, na própria unidade de saúde que recebeu a ação, ou na mais próxima, caso o Mamógrafo Móvel tenha feito os atendimentos em locais descentralizados. Mulheres que não estejam com idade entre 50 a 69 anos devem ser encaminhadas por um profissional da Atenção Básica, que irá solicitar o agendamento da mamografia. Vale salientar que este é o único exame cuja eficácia na redução da mortalidade por câncer de mama foi comprovada em programas de rastreamento, conforme prevê o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Recomenda-se que mulheres de 50 a 69 anos realizem o procedimento a cada dois anos.
COMO RECONHECER – É fundamental que as mulheres estejam atentas às características naturais de suas mamas no dia a dia, a fim de identificar possíveis alterações suspeitas. Sintomas como nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; coloração avermelhada na pele da mama ou aspecto semelhante à casca de laranja; modificações no mamilo; secreção espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas devem ser observados.
Além da realização periódica do exame clínico e da mamografia, a adoção de hábitos saudáveis, como manter o peso adequado, praticar atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e, quando possível, amamentar, contribui para a redução do risco de desenvolver a doença.