Durante a sabatina promovida pelo portal G1, nesta segunda-feira (22), a candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, apresentou novos detalhes de sua proposta para democratizar o acesso à Tecnologia da Informação e Informática para os jovens do Estado: o programa Projovem Pernambuco. “Recife é um dos maiores polos de tecnologia da informação da América Latina e há uma carência de mão de obra especializada para suprir as demandas das empresas instaladas aqui. É um absurdo ter a maior taxa de desemprego do País e não conseguir preencher as cerca de 600 vagas criadas todos os anos no Porto Digital”, afirmou.
A proposta, que está inserida no programa de Governo registrado pela coligação PERNAMBUCO NA VEIA, passa pela inclusão do ensino da Lógica dos Algoritmos e Linguagem de Programação nos três anos do ensino médio. As aulas serão voltadas a aplicações diversas, inclusive lúdicas, além de proporcionar uma maior empregabilidade dos jovens egressos das escolas públicas estaduais, a exemplo do que acontece na Índia, que virou o maior polo de TI do mundo. Para execução do programa, será necessário um aporte de R$ 200 mil por escola, o que representaria algo em torno de R$ 100 milhões a serem investidos nos próximos quatro anos.
Além do Ensino Médio, o programa Iniciação Digital vai garantir o acesso de estudantes oriundos da rede pública aos cursos superiores de Tecnologia da Informação em faculdades privadas. “A concorrência nos cursos de TI das universidades públicas é enorme e há muitos estudantes da rede pública que apesar de tirarem boas notas no Enem não conseguem a vaga. Para esses alunos e alunas nós vamos oferecer uma espécie de bolsa de estudo para eles cursarem TI em boas faculdades privadas”, detalha.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação
Você precisa fazer login para comentar.