Iniciativa faz parte da campanha World Cleanup day promoveu mobilização para limpezas ambientais, digitais, mentais e solidárias. (Foto: Divulgação)
Ocupar as ruas de Recife para coletar e conscientizar a população sobre o descarte responsável do lixo. Essa ação aconteceu ontem (18) no World Cleanup day – Dia Mundial da Limpeza, em três pontos da cidade e terminou com o recolhimento de cinco toneladas de resíduos. A atividade foi promovida pela Prefeitura do Recife através da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria da Mulher e Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) em parceria com a Ecoe Sustentabilidade, Ser Educacional e Uninassau. A celebração da data faz parte de um movimento global, alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para esta década, de 2021 a 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os pontos de coleta foram distribuídos entre os bairros das Graças, Boa Viagem e Caxangá nas unidades da Uninassau. Tudo por meio de drive thru, devido à pandemia, e com o lema “Eu Cuido do Meu Quadrado”. Para a coleta consciente estandes de descarte de medicamentos vencidos, óleo de cozinha usado, resíduos eletrônicos, material de difícil reciclagem (embalagens de maquiagens, esmaltes e cosméticos, materiais de escrita), cápsulas de café, sandálias e recicláveis em geral dividiram o espaço em cada ponto. Foram entregues desde garrafas plásticas até um sofá de três lugares.
Ano passado foram arrecadadas mais de 4 toneladas de materiais destinados à doação, recicláveis e reaproveitamento. “Agora em 2021 ampliamos os pontos e incluímos a coleta de medicamentos vencidos, além de ampliar as atividades de educação ambiental no momento do drive thru. Tivemos a Emlurb apresentando as Eco Estações, os parceiros que apresentaram seus objetivos, as cooperativas Palha de Arroz, Pró Recife e Recicla Torre que estiveram em cada ponto já fazendo o trabalho de triagem e apresentando seus projetos. Nossa missão foi para além de ajudar as pessoas a destinar de maneira correta seus materiais, mas que elas não fiquem apenas dependentes do evento para essa realização, mas sim que aprendam que temos a solução do descarte correto dos materiais. Iniciando na faxina em suas casas, percebendo o que realmente usam e diminuindo o consumo desnecessário de objetos. A estimativa é de 5 toneladas de material, mas o número preciso teremos no final da próxima semana com o envio da pesagem de cada parceiro ” acrescenta Susanne Galeno, CEO da Ecoe Sustentabilidade.
O World CleanUp Day nasceu na Estônia, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país em cinco horas. Esta ação da sociedade foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam o movimento com o slogan “Let ‘s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e, em 2017 foi lançada a campanha World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza.