Neste sábado (2) até às 13h, a Prefeitura do Recife vai promover ações de enfrentamento das arboviroses nos polos de São João da cidade. Os agentes de saúde ambiental e controle de endemias da Secretaria de Saúde do município inspecionarão as áreas no entorno dos polos de São João montados nos bairros do Cordeiro, Imbiribeira e Brasília Teimosa para identificar e tratar possíveis criadouros do Aedes aegypti.
Caso sejam encontrados indícios do mosquito, será feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. Nas abordagens, agentes de saúde ambiental e controle de endemias também realizam um trabalho educativo com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças.
É importante lembrar ainda que as chuvas intermitentes associadas às altas temperaturas registradas na cidade são um período propício para a proliferação desse mosquito. Por isso, os recifenses não podem descuidar das ações de prevenção em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.
Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente. A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 281 1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Veja também
CANAL SAÚDE CONEXÃO CAFÉEscoliose Infantil: A importância de um diagnóstico precoce; ouça
Cidade de Taquaritinga do Norte recebe o 3° Festival Café Cultural; ouça