Sete pontos separam o Náutico, lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, com 30 pontos, do Novorizontino, 16º e primeiro clube fora da zona de rebaixamento, com 37. Distância que já foi maior e, a depender do resultado desta sexta (6), contra o Criciúma, no Heriberto Hulse, pode ficar menor. Uma vitória, além de aumentar a esperança de uma reação, também pode tirar os pernambucanos da última colocação do torneio. É tudo ou nada para o Timbu.
Se vencer os catarinenses, o Náutico pode pular para 33 pontos, ultrapassando Operário/PR (18º, com 33) e Brusque (19º, com 32). Ambos só jogam no sábado. O Fantasma pega a Chapecoense, na Arena Condá, enquanto o outro integrante da zona enfrenta o Bahia, na Arena Fonte Nova. Já o 17º CSA, com 35, joga nesta noite, contra o Sampaio Corrêa, no Rei Pelé.
Sete desfalques
O Náutico tem sete jogadores vetados para o jogo. Alguns por conta de problemas clínicos, como os zagueiros Maurício e Wellington e os atacantes Geuvânio, Júlio e Kieza. Outros por suspensão, como o defensor João Paulo e o volante Souza, fora devido o terceiro cartão amarelo.
“Júlio (atacante) e Wellington (zagueiro) saíram do jogo sentindo alguma coisa. Teremos um dia inteiro de viagem e eles não terão oportunidade de uma avaliação mais completa, fazendo um tratamento. Preciso dos jogadores 100% e adianto que eles não farão parte (da lista de relacionados). Assim como Maurício e Geuvânio, que não se recuperaram a tempo. Estaremos um pouco mais desfalcados do que o normal e terei que me virar para achar a solução. Contando que Souza e João Paulo levaram o terceiro cartão amarelo, serão seis fora”, disse o treinador Dado Cavalcanti – antes de saber que Kieza também estaria fora por conta de uma inflamação de ouvido, aumentando para sete o número de problemas.
A maior dor de cabeça está na zaga. Sem três dos quatro zagueiros à disposição e tendo apenas Arthur para a posição, o técnico será obrigado a improvisar no setor, deslocando o lateral-direito Anilson para fechar a defesa.
“Será um jogo de superação. Talvez nos falte um desenho aprimorado. Talvez a gente não tenha os jogadores mais técnicos. Provavelmente vou ter que improvisar Anilson na zaga. Ele já vem treinando assim há bastante tempo. Tinha conversado com ele sobre isso. Precisamos deixar para trás todas as dificuldades. Vamos montar uma estratégia um pouco diferente para buscar os pontos necessários”, explicou. Na vaga de Souza, Jobson deve ser o escolhido. Sem Júlio, o treinador pode acionar Pedro Vítor.
Ficha técnica
Criciúma
Gustavo; Cristovam, Rodrigo, Rayan e Helder; Marcos Serrato, Arilson, Felipe Mateus e Thiago Alagoano; Lohan e Hygor. Técnico: Cláudio Tencati.
Náutico
Jean; Victor Ferraz, Arthur, Anilson e João Lucas; Djavan, Jobson, Richard Franco e Jean Carlos; Pedro Vítor e Everton Brito. Técnico: Dado Cavalcanti
Local: Heriberto Hulse (Criciúma/SC)
Horário: 19h
Árbitro:Diego Pombo Lopez (BA). Assistentes: Edevan de Oliveira Pereira (BA) e Fernanda Kruger (MT).
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA)
Transmissão: Premiere FC
Veja também
Vôlei FutebolBrasil encara anfitriã Holanda nesta sexta (7) no Mundial de Vôlei Feminino; confira onde assistir
Arena de Pernambuco sediará mais uma edição da Copa AFIA
Fonte: Folha PE