‘nao-faco-promessas-em-vao’,-diz-a-pre-candidata-ao-governo-de-pernambuco,-raquel-lyra,-sobre-os-trabalhos-feitos-em-caruaru

‘Não faço promessas em vão’, diz a pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, sobre os trabalhos feitos em Caruaru

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, participou de uma entrevista na Rádio CBN Caruaru, na manhã desta terça-feira (12). A ex-prefeita de Caruaru renunciou à Prefeitura para concorrer ao Governo de Pernambuco nas Eleições 2022, em outubro.

Confira a entrevista:

Rádio CBN Caruaru: Já tem nomes em vista para fazer parte da chapa?

Raquel Lyra: Eu assumi a presidência estadual do PSDB em março do ano passado e fomos construindo, dialogando com as lideranças de Pernambuco. Armando Monteiro tem esse papel primordial nisso, afinal de contas, ele foi duas vezes candidato a governador do estado, teve aqui com a gente nas duas eleições e fomos conversando com lideranças, com ex-prefeitos, prefeitos, vereadores, e a partir de agosto do ano passado, quando a gente teve uma redução da Covid, da segunda onda, a gente passou a andar por Pernambuco. Andamos mais de 80 municípios somente entre setembro e janeiro desse ano. E sempre disse que não se tratava de um projeto individual, que a gente não podia lançar nomes naquela época e havia uma pressão muito forte para que houvesse um lançamento de candidatura. Eu disse antes que o nome precisava de um projeto, precisava ouvir o estado, é assim que eu aprendi a fazer política, foi assim que eu fiz aqui em Caruaru. Então antes de um nome, a gente precisava de um projeto, e por isso desse tempo de maturação, da gente após andar por mais de 80 cidades, montar nossas chapas proporcionais para deputados federais, para deputados estaduais, encontrar apoio de liderança e mais do que tudo o sentimento de mudança da nossa gente e aí fiquei pronta pronta para isso. É um processo de maturação de fora pra dentro e de dentro para fora, percebendo o quanto o chamado do nosso povo para colocar o meu nome a partir da experiência em Caruaru. A chapa majoritária vai ser montada até o prazo final, que é o prazo das convenções que se dão entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Priscila Krause é uma grande apoiadora, uma grande liderança de Pernambuco que poderia ser candidata a qualquer coisa, eu por diversas tenho conversado com ela, que está à disposição do projeto. Não existe aqui um individualismo de querer um projeto pessoal acima do projeto coletivo, que é mudar Pernambuco, e eu não tenho dúvida nenhuma de que qualquer lugar onde ela se colocar para disputar a eleição será de muito sucesso.

Rádio CBN Caruaru: Armando Monteiro sempre chegou para dizer que você seria o nome?

Raquel Lyra: Armando ele esteve comigo desde a minha primeira eleição 2016, vocês se recordam de como foi difícil esse momento, como também nós estamos vivendo agora de pré-campanha, quando o partido que eu estava disse que eu não poderia disputar em razão de um acordo de uma aliança prioritária, e eles abririam mão da minha candidatura em Caruaru. Eu busquei uma nova casa onde estou até hoje e que tenho a alegria de poder disputar e estar colocando o meu nome como pré-candidata ao governo. Em 2016 ele veio e trouxe seus apoiadores para cá e reafirmou o compromisso em 2020 quando ele entrou no PSDB, e junto eu assumi a presidência do partido em março do ano passado, ele disse que sempre colocou que nós precisávamos de um projeto de estado, que não podíamos passar em branco por essas eleições deixando com que o PSB, que tem hoje o pior governo da nossa história liderado por Paulo Câmara, continuasse à frente o seu projeto unicamente de se manter no poder. E daí ele acreditava mais em mim do que eu mesma para essa disputa, e hoje a gente está junto na caminhada. Então Armando fez comigo e estamos juntos.

Rádio CBN Caruaru: A senhora acredita que de alguma forma há uma desconfiança hoje deixando a população órfã por não estar a frente do município nos próximos dois anos?

Raquel Lyra: Meu principal diálogo quando eu falava do processo de maturação foi com a população de minha cidade. A gente tem uma avaliação super positiva do governo para além de 80% entre bom e ótimo, e é o que nos dá a energia e a força para ter tranquilidade para rodar Pernambuco. Rodrigo sabe o caminho que precisa ser feito, construiu junto comigo essa caminhada de mais de cinco anos de mandato junto comigo, esteve comigo na pré-campanha de 2016, essa não é uma aliança de ocasião, muito pelo contrário, a gente manteve a aliança em 2020 e o Rodrigo sabe caminhos, a gente tem todos os nossos projetos, planos, tudo que foi colocado no plano de governo está no Caruaru Cidade em Transformação. Tenho acompanhado o Rodrigo e me alegro dizer que as obras que estão em andamento, de mobilidade, de construção de escolas, de creches.

Rádio CBN Caruaru: Raquel sai da prefeitura de Caruaru com sentimento de ter deixado algo para fazer?

Raquel Lyra: Eu sempre digo que trabalhar em uma prefeitura, eu que já ocupei muitos cargos na vida, mas eu não tenho dúvida nenhuma que aquilo que me mais honrou foi de ser prefeita da minha cidade, de ter tido a confiança de nossa gente para ser a primeira mulher eleita prefeita quando poucos acreditavam. Os meus opositores diziam que eu não teria capacidade, nem autonomia, nem independência para colocar a minha forma de fazer a minha marca. Para mulher é mais difícil porque isso é uma tomada de fazer sempre homens ocupando espaço de poder e quando a gente vem com uma candidatura feminina, com um um cargo ocupado maior liderança do município, mulher, um jeito diferente de fazer, ouvindo mais, às vezes demorando mais a tomar decisão, mas as decisões que a gente toma são mais maturada. Eu costumo dizer que eu não faço promessas em vão, a gente não fez promessa populista para enganar o coração do povo e levar a sua consciência, muito pelo contrário, a gente se comprometeu com muito trabalho e quem me conhece aqui perto sabe muito bem que todo dia eu acordei bem cedo e fui dormir bem tarde trabalhando para fazer por nossa cidade e animando uma tropa de mais de 10 mil trabalhadores para fazer isso junto comigo, porque a mudança ela não vem num num estalar de dedos, ela não vem de uma hora pra outra, a transformação que Caruaru vive ela existe porque muita gente acredita e faz isso. E tomara Deus que a gente possa ter a oportunidade de fazer muito mais do que a gente se comprometeu até 2024 junto com o Rodrigo na prefeitura.

About Redação

Veja também

Força da Mulher: Secretaria da Mulher de Jaboatão deve ganhar destaque nos próximos 4 anos de gestão de Mano Medeiros

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco A Secretaria da Mulher de Jaboatão, uma das …