Pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial
Publicado por: Redação da Secom, em: 18/03/22 às 8:48
Por Pattrícia Viviane
Mais que um adorno, o turbante é símbolo importante da resistência negra ao longo dos séculos. Para marcar essa história tão rica e plural, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos dá continuidade às ações de empoderamento ao mês da mulher promovendo uma Oficina de Turbantes focando no Dia Internacional contra a Discriminação Racial na próxima segunda-feira (21.03), a partir das 9h. No Terreiro da Nação Xambá, localizado na Rua Severina Paraíso da Silva, 65, São Benedito.
Os interessados na arte e história do turbante poderão aprender mais sobre o processo de elaboração do adorno com a Maria Gabriela dos Santos, responsável pela oficina. De acordo com ela, o turbante é a coroa da mulher negra. “Não basta não ser racista, é fundamental que a gente eduque a sociedade para que ela seja antirracista. O turbante é resistência para a mulher negra, é resistir a todos, tem um significado de empoderamento, para a mulher negra entender o papel dela. É resistência aos ‘nãos’ que recebemos todos os dias”, destacou.
Ações em conjunto com a Secretaria de Saúde vão oferecer serviços como cadastro para o Cadúnico, Bolsa Família, exames de citologia, consulta clínica, teste rápido HIV, sífilis, Covid-19, hepatite, aferição de pressão, teste de HGT, acolhimento psicológico e avaliação nutricional estão entre os serviços ofertados gratuitamente para comunidade.