O mutirão de arboviroses promovido pela Prefeitura do Recife passa por dois bairros este fm de semana, Dois Unidos, na Zona Norte da cidade, e Ibura, na Zona Sul.
Neste sábado (23) e domingo (24), das 8h às 13h, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde municipal deverão inspecionar aproximadamente 2.350 locais, incluindo residências e pontos estratégicos, com a intenção de identificar e tratar a presença do mosquito Aedes aegypti.
Orientações sobre como evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya também serão passadas à população.
Logo neste sábado, serão até 1.650 visitas nos dois bairros. Já no domingo, até 700 imóveis serão vistoriados.
Nas verificações, será checado se há criadouros do mosquito e, posteriormente, feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água.
As áreas que foram escolhidas têm maior incidência de manifestação do mosquito e risco de adoecimento da população, conforme indicam os registros entomológicos e epidemiológicos.
Para educar a população em como prevenir as arboviroses mais comuns (dengue, chikungunya, zika e outras), os asaces também incluirão o tópico nas abordagens. Afinal, além de cuidar dos focos do mosquito, também é importante prevenir a concentração dele no futuro. Os levantamentos mostram que 80% dos focos dos mosquitos ficam dentro das residências.
Outros 16 Pontos Estratégicos serão visitados pelos asaces. Como borracharias, ferros-velhos e imóveis potencialmente criadouros de mosquito na comunidade; além de três cemitérios: o Parque das Flores (Tejipió), do Barro (no bairro do mesmo nome), e o da Várzea (no bairro com o mesmo nome).
Os agentes atuarão eliminando depósitos acumuladores de água, aspirando mosquitos adultos e realizando tratamento químico com inseticida.
É possível fazer denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti pela plataforma “Bora Se Cuidar contra o Mosquito” da Prefeitura do Recife, disponível no site ou no aplicativo Conecta Recife.
Com a ferramenta, os moradores da cidade podem acionar a Vigilância Ambiental rápida e eficientemente utilizando geolocalização. Ainda é possível usar a Ouvidoria do SUS pelo telefone 0800 281 1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife em qualquer horário.
Veja também
Pandemia UcrâniaPernambuco registra, neste sábado (23), quatro mortes e 599 casos de covid
Ataques em Odessa deixam ao menos cinco mortos