O espetáculo fez parte da programação natalina do Recife e narra um conto de fadas que mistura música, dança e fantasia. (Foto: Divulgação)
Mais uma vez o espetáculo Natal para Sempre emocionou a multidão que foi ao Cais da Alfândega, que pela primeira vez foi o palco da apresentação. A segunda e última noite da temporada foi prestigiada pelo prefeito João Campos, a secretária de Turismo e Lazer, Pâmela Alves, e a Chefe do Recentro, Ana Paula Vilaça, que assistiram juntos com o público o conto de fadas que além do lúdico, destacou os valores como amizade, união e amor, somados a símbolos da cultura popular Pernambucana. O Natal para Sempre é um musical gratuito que tem o objetivo de resgatar o verdadeiro espírito natalino. A realização foi da TV Jornal e contou com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, e do Recentro.
O musical teve dois dias de apresentação, quarta-feira (21) e quinta-feira(22), com uma produção esmerada na qualidade de cada detalhe e som perfeito. O enredo contou a história de uma menina que encontra um livro mágico. Ao folheá-lo, ela dá vida a seres fantásticos como Pinóquio, Peter Pan, João do Pé de Feijão, bailarinas e soldadinhos de chumbo, que resgatam o valor do Natal e lembram a importância dos sentimentos que a festa evoca, como o amor ao próximo e a solidariedade. Esta foi a nona edição do espetáculo, que acontece desde 2014, no Recife. A obra foi concebida e teve a direção geral da bailarina Andréa Carvalho, direção artística, cênica e texto, de Gabriel Gracindo, a coreografia foi assinada por Sérgio Galdino e a direção musical, por Antônio Mariano. O Musical tem média de 1 hora de duração e o acesso gratuito. Nas edições anteriores, ele foi encenado nos Parques Santana e da Macaxeira.
Nessas nove edições, o espetáculo foi formando fãs. É o caso de Cristiane Maria de Oliveira Lima, 36 anos, que o acompanha desde 2014. “A história da menina Amélie é adorável e me emociona. Lembro da minha infância e de sonhos”, disse. Cristiane gosta tanto da peça que além de levar o filho Eduardo Gabriel, 10 anos, levou os quatro filhos dos vizinhos. Ela mora na Iputinga e disse que a escolha do novo local foi bom e fácil de chegar. Já o técnico em refrigeração, Josenildo Costa Gomes, 44 anos, que é morador de Chão de estrelas, foi um dos primeiros que chegou na plateia com seus quatro filhos. “Trouxe as crianças, por que é uma oportunidade de proporcionar diversão de qualidade e gratuita”, falou Josenildo Gomes.
Para a secretária de Turismo e Lazer, Pâmela Alves, o espetáculo integra o super calendário de Natal do Recife. “Este ano, com essa grande novidade de ser no Cais da Alfândega, celebramos de maneira lúdica o nascimento de Jesus, encantando toda a criançada e as famílias recifenses, através desse conto de fadas infantil”.
Segundo a Chefe do Recentro, Ana Paula Vilaça, a vinda do musical para o bairro do Recife foi uma escolha estratégica para integrar o Polo de Natal mais importante da cidade. “A gente conta com uma decoração primorosa com árvore de Natal, presépio e iluminação, e uma programação que inclui cantatas natalinas, apresentação de pastoril, cavalo-marinho e ciranda. Além disso, a região é central e possibilitou que pessoas das mais diferentes localidades participassem das festividades”, destacou.