Diretor Luciano Borges apresentou o tema Cartilha Encantada
Publicado por: Redação Secom, em: 30/11/21 às 8:41
A troca de experiências culturais enriquece saberes, políticas públicas e potencializa a perpetuidade do nosso patrimônio. Foi isso que fez o diretor do Museu do Mamulengo de Olinda Espaço Tiridá, Luciano Borges, durante o II Simpósio do Museu Regional de São João del-Rei, em Minas Gerais, realizado em setembro.
De forma virtual, o gestou apresentou o tema Cartilha Encantada, no evento que integrou ainda a 15ª Primavera de Museus do Instituto Brasileiro de Museus/Ibram.
Luciano explicou no trabalho apresentado que o diálogo entre museus e a educação, de forma geral, é uma recorrência e uma prática constantes nos mais diversos espaços artísticos do Brasil e do mundo. “É muito comum ao visitar um museu, nos depararmos com monitores e professores realizando o trabalho de mediação entre o acervo visto e as crianças, adolescentes e adultos, pois, o museu como espaço de memória e afetos é um lócus privilegiado para suturar a prática educativa formal e a prática educativa mais lúdica”, disse.
Ele complementa que por ter um acervo com narrativas satíricas, festivas, religiosas, regionais e universais, o educativo do Museu do Mamulengo desfruta de vários elementos para idealizar atividades, oficinas, guiar visitas, acompanhar pesquisadores, conceder entrevistas aos mais variados meios de comunicação, entre outras tarefas diárias.
Você precisa fazer login para comentar.