mppe-recomenda-adocao-de-projetos-de-revitalizacao-e-atividades-sociais,-ambientais-e-culturais-em-prol-da-recuperacao-de-porto-de-galinhas

MPPE recomenda adoção de projetos de revitalização e atividades sociais, ambientais e culturais em prol da recuperação de Porto de Galinhas

11/05/2022 – O Gabinete Itinerante cumpriu mais quatro visitas a municípios na segunda e terça-feira (9 e 10). O procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, e integrantes da alta gestão estiveram em Buíque, Arcoverde, Jurema e Garanhuns, onde conversou com promotores e promotoras de Justiça das 4ª e 5ª Circunscrições do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre planos e projetos que vêm sendo feitos em prol da instituição, assim como prestou conta e fez novas entregas aos membros.

“Estamos mais uma vez de forma presencial compartilhando com os colegas o que vem sendo realizado pela gestão, fazendo entregas e apresentando as metas para o segundo semestre. Trabalhamos para a atender o MPPE, especialmente a atividade-fim, buscando soluções práticas e factíveis para satisfazer as necessidades e facilitar o cotidiano de trabalho de membros e servidores que atuam na ponta, e, consequentemente, melhorando o atendimento e as entregas à sociedade”, afirmou o Paulo Augusto de Freitas Oliveira.

Em Arcoverde e Garanhuns, foram entregues equipamentos de informática, novas carteiras de identificação funcional, selo comemorativo dos 130 anos do MPPE, assim como explanadas as conquistas que o MPPE vem apresentando em setores administrativos, financeiros, tecnológicos, segurança institucional e de apoio ao trabalho dos membros.

A Sede da 4ª Circunscrição, em Arcoverde, ganhou uma sala do Grupo de Apoio às Promotorias de Justiça (GAP), estrutura que trará mais segurança a membros e servidores, contando com a presença de dois policiais militares. “Vamos instalar um GAP em cada sede de circunscrição para garantir proteção a nossos membros e servidores, de forma mais eficiente e imediata”, antecipou o procurador-geral de Justiça. Ele também revelou os planos para, no segundo semestre, instalar serviço de videomonitoramento nas Promotorias de Justiça, com câmeras nas unidades ligadas a uma central de monitoramento, no Recife, que funcionará 24 horas por dia.

Em termos de segurança também foram inaugurados equipamentos de controle de acesso nas Promotorias de Justiça em Buíque e Jurema, que reforçarão a segurança do local. O aparelho fixado na porta das Promotorias, que ficam no interior dos Fóruns locais, reconhece membros e servidores do MPPE pela biometria, pela leitura facial ou digitação de senha, só liberando a entrada de pessoas cadastradas. Está no planejamento da Procuradoria-Geral de Justiça instalar também um botão de pânico, que, ao ser acionado, alerte a central de monitoramento  sobre a situação de perigo na Promotoria de Justiça.

Em Garanhuns e Arcoverde, promotores e promotoras de Justiça puderam se informar sobre novas sedes de Promotorias de Justiça e do Complexo Administrativo do MPPE, que foram projetadas para substituir as que já não dão mais condições de uso. Exemplo: a nova sede administrativa do MPPE, que será construída no bairro de Santo Amaro, no Recife. Um projeto de menor custo, mais funcional, mais enxuto, moderno e confortável para abrigar setores administrativos do MPPE, Procuradorias de Justiça, Procuradoria-Geral, assessorias, entre outros.  

Os presentes ficaram ainda a par dos avanços tecnológicos, explicados pela assessora do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), Alice Morais. Ela contou sobre a nova rede de wi-fi que atinge todo o Estado, a ampliação de links de internet, renovação de notebooks e desktops para todos os membros, segurança de dados, aquisição de um data center voltado a dar mais estabilidade e capacidade de armazenamento aos sistemas institucionais, atualização de sistemas e inserção de novas plataformas como Painel de Produtividade e Consensus, investimento em novo site institucional e nova internet, melhoria no atendimento de TI, salas híbridas de reuniões para facilitar a comunicação e planos que o MPLabs aMPLifica tem em termos de inovação. “Nossa missão é dar estabilidade e celeridade ao trabalho de membros e servidores, sempre renovando e proporcionando ferramentas que ajudem no dia a dia do trabalho”, comentou ela.

Já o secretário-geral do MPPE, Maviael Souza, destacou o planejamento orçamentário realizado, inclusive com a captação de mais recursos através de emendas parlamentares, tanto federais quanto estaduais. “Estamos fazendo construções políticas com os representantes de Pernambuco no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa Estadual. Mostramos nossos projetos e como eles são importantes para a instituição melhorar, sobretudo, no atendimento à população”, revelou ele. “Estamos transformando antigos sonhos em realidade, a exemplo da Sede Administrativa no Recife. Basta otimizar o orçamento e traçar objetivos realizáveis.” O secretário-geral citou ainda as iniciativas do MPPE quanto à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que têm sido prioridade. “Trata-se de salvaguardar os dados do cidadão. Não somente uma obediência à lei, mas um compromisso ético e moral que precisamos ter com quem nos confiou tais informações”, assegurou Maviael Souza.  

A coordenadora do Núcleo de Articulação Interna (NAI), Fernanda Nóbrega, discorreu sobre a nova dinâmica de apoio técnico no MPPE, realizada pela Gerência Executiva Ministerial de Apoio Técnico (GEMAT) e pelos Centros de Apoio Operacional (CAOs). “Buscamos mais eficiência e celeridade às atividades demandadas pelos membros no exercício de suas atividades. A meta é garantir um assessoramento especializado que realmente atenda às exigências de cada caso concreto e, ainda, criar um fluxo adequado”, ressaltou ela. “Queremos padronizar os processos de trabalho, com o fim de instruir e evidenciar o tipo de apoio prestado com encaminhamentos que possam ser feitos ao setor com vistas ao assessoramento técnico nas matérias que lhe competem”, concluiu.

CAOs presentes – Coordenadores de CAOs também compareceram aos diálogos proporcionados pelo Gabinete Itinerante, relatando como podem auxiliar membros, revelando-lhes projetos atuais e futuros e os convidando a aderirem a estes projetos, pensados de acordo com os anseios da população. Foi o caso da coordenadora do CAO Cidadania, Dalva Cabral, e do coordenador do CAO Controle Externo da Atividade Policial e Defesa Social, Rinaldo Jorge.

“A atual gestão dá sempre provas de ser uma gestão de construção coletiva, conversando com os membros em todo o Estado, com iniciativas como o Gabinete Itinerante, além de nos atender em qualquer momento em que procuramos informações”, avaliou o coordenador da 5ª Circunscrição, Stanley Araújo. “É muito importante a gestão se mostrar presente e atenta a nossas sugestões e questionamentos, entendendo nossos problemas e tentando soluções junto a nós”, salientou o coordenador da 4ª Circunscrição, Sérgio Roberto Feliciano.









About Redação

Veja também

Jaboatão aprova lei que proíbe condenados por feminicídio de ocupar cargos públicos

Projeto do vereador Marcelo Adriano, elaborado em parceria com a OAB Jaboatão, reforça combate à …