mppe-levara-programa-do-jaboatao-de-combate-a-violencia-contra-idosos-a-todo-o-estado

MPPE levará programa do Jaboatão de combate à violência contra idosos a todo o Estado

O Programa de Monitoramento dos Atendimentos à Vítima de Violência (PMAVV) – Módulo Idoso, desenvolvido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, passa a ser referência para todo o Estado, através da cooperação técnica com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O ato de assinatura contou com as presenças do prefeito Mano Medeiros e do procurador-geral de Pernambuco, Marcos Carvalho, na sede do MPPE. A partir de agora, a plataforma pioneira no Estado para o combate à violência contra os idosos poderá ser utilizada por qualquer município pernambucano.


Os municípios que decidirem aderir ao Protocolo de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa (PEVI) do MPPE terão acesso ao sistema de informação. Com isso, serão disponibilizados manuais, ferramentas e todos os artefatos necessários para a customização e implantação do sistema.

O Programa de Monitoramento dos Atendimentos à Vítima de Violência (PMAVV) foi lançado no Jaboatão, em março de 2021, com o objetivo de proteger as pessoas de vários tipos de violência, e o Módulo Idoso é uma das ferramentas da plataforma. Desde então, o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVV) do município já realizou 552 atendimentos, dos quais 87,2% foram referentes a violações contra pessoas idosas.


Entre os principais registros de violência se destacam negligência, psicológica, abandono e financeira. As denúncias também podem ser feitas em casos de violações físicas, institucional, medicamentosa, moral, sexual, autonegligência, entre outros. Cada situação é encaminhada à rede de assistência social ou Ministério Público para ser apurada e garantir a proteção da vítima.


“Essa plataforma que desenvolvemos em Jaboatão tem dado resultados importantes na nossa política pública voltada para o idoso. É uma ferramenta que garante informações consistentes para trabalhar de forma localizada e com mais eficiência. O sistema simplifica as informações pela integração que existe entre os casos que chegam através de todos os canais de denúncias que temos. É possível otimizar os trabalhos, identificando cada situação e onde há mais ocorrências de violação contra idosos. Fico feliz por participar desse momento de repassar, para o Ministério Público de Pernambuco e demais municípios, essa tecnologia e o sistema que desenvolvemos em Jaboatão. Mas a nossa plataforma tem outros módulos de combate à violência, que também podemos colocar à disposição”, destacou o prefeito Mano Medeiros.


O procurador-geral Marcos Carvalho também falou sobre a importância de compartilhar informações para reduzir os casos que afetam pessoas em situação de vulnerabilidade. “O nosso trabalho é levar iniciativas para outros municípios e conhecer a realidade de cada região do Estado. A nossa Caravana do Idoso trabalha em todas as regiões e tem município que está mais avançado em relação à defesa dos idosos que outros. Então, quando encontramos uma experiência bem sucedida como estamos acompanhando em Jaboatão, a ideia é que isso seja replicado em outras cidades. O sistema criado pela Prefeitura de Jaboatão vai dar um ganho, não só na fiscalização, como no encaminhamento e na resolução dos problemas”, afirmou.

No município do Jaboatão, os canais para denunciar são o Disque 100, Disque Estadual, Ministério Público, Ouvidoria, Ciappi e presencialmente na rede de assistência social do Jaboatão. A partir desses dados, é possível quantificar as denúncias e atendimentos, diagnosticar os perfis da violação de direitos, identificar áreas com mais incidências e os principais canais utilizados.

Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …