mppe-congrega-prefeituras-de-olinda-e-recife-para-iniciar-tratativas-de-criar-compaz-nem-peixinhos

MPPE congrega Prefeituras de Olinda e Recife para iniciar tratativas de criar Compaz nem Peixinhos

Destaques do MPPE

Detalhes
Categoria: Notícias




Acessos: 2

21/03/2022 – As Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e Juventude e da Educação de Olinda se reuniram, na manhã desta segunda-feira (21), com o prefeito Lupércio do Nascimento e os secretários municipais para propor a celebração de um termo de cooperação com o município do Recife a fim de viabilizar a instalação de um equipamento público de cidadania, nos moldes do Compaz, no Nascedouro de Peixinhos, região limítrofe entre as duas cidades.

Ao final da reunião, o prefeito sinalizou o interesse em desenvolver o projeto e se comprometeu a celebrar o termo de cooperação com a Prefeitura do Recife. Ele também orientou os secretários a elaborar e apresentar ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), dentro de 90 dias, um projeto executivo para a requalificação do Nascedouro de Peixinhos.

“O Ministério Público está aqui para contribuir com a criação desse equipamento social em Olinda. É um equipamento necessário e entendemos que a gestão poderá buscar os investimentos necessários para tornar essa ideia uma realidade”, defendeu o promotor de Justiça de Defesa da Educação de Olinda, Sérgio Souto.

Já a promotora de Justiça de Defesa da Infância e Juventude de Olinda, Aline Arroxelas, declarou que a reativação do Nascedouro de Peixinhos é um desejo expressado por entidades da sociedade civil e pelos moradores do bairro.

“A possibilidade de termos um espaço como um Compaz em Peixinhos é uma oportunidade que vai se refletir em ganho para as duas cidades, Olinda e Recife, e especialmente para os cidadãos. A articulação é a chave para conseguirmos revitalizar esse espaço, cuja influência positiva na primeira infância será sentida em vários outros segmentos sociais”, complementou.

O prefeito Lupércio do Nascimento se mostrou favorável à proposta, que foi discutida ativamente com os titulares de várias Secretarias Municipais. “Sou simpático à proposta, o Compaz é algo que cai como uma luva em qualquer município. Vamos fechar essa parceria com Recife e inaugurar esse equipamento, para mostrar à população que o poder público está presente”, afirmou

Além da cooperação entre Recife e Olinda, o secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti, defendeu ainda a participação do Governo do Estado no projeto, para transformar o Nascedouro de Peixinhos em uma espécie de “Compaz metropolitano”.

Murilo Cavalcanti explicou que a criação do Compaz foi baseada na experiência da cidade colombiana de Medellín, que mesmo tendo poucos recursos, foi capaz de reduzir a violência por meio de soluções simples para assegurar o respeito aos direitos básicos dos seus moradores.

Ao fim da reunião, o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, Paulo Souza Silva, apontou que a reunião teve um resultado muito importante e lembrou que instalação do equipamento social no bairro de Peixinhos vai levar serviços à comunidade, contribuindo para estimular a educação e a cidadania e prevenir situações de vulnerabilidade social.

Destaques Notícias



Veja todas as Notícias









About Redação

Veja também

Visita técnica marca início do projeto de requalificação da Arena em Pernambuco

Michele Collins recebeu, nesta quarta-feira (17), a secretária executiva de Projetos Estratégicos, Ana Paula Cascão, …