O município já vacinou 60% de crianças abaixo de 5 anos. Meta é atingir 95%
Publicado por: Analu Pereira, em: 04/10/22 às 11:47
O prefeito Professor Lupércio recebeu, na manhã desta terça-feira (04), a visita do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O encontro, que reflete a importância da intensificação da vacinação contra a poliomielite e multivacinação, aconteceu na Policlínica da Mulher no bairro do Varadouro. Participaram ainda o vice-prefeito, Márcio Botelho, a Secretária de Saúde de Olinda, Luciana Lopes, a Diretora de Atenção Especializada de Olinda, Katia Luna, e o Secretário de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Raphael Câmara.
“Pra nós é uma honra receber uma figura ilustre, um médico cardiologista, que conhece bastante da saúde e vai entender a dinâmica da saúde de Olinda, com ações para a mulher dentro da Campanha Outubro Rosa e a intensificação da vacina contra Poliomielite”, afirma a diretora de Atenção Especializada Katia Luna.
Os gestores apresentaram as instalações da Policlínica da Mulher de Olinda que conta, entre outras especialidades, com os serviços nas áreas de ginecologia e mastologia. Em seguida, o ministro aplicou a vacina contra a Poliomielite e gripe em crianças.
Em Olinda, cerca de 20 mil crianças menores de 5 anos precisam ser vacinadas e pelo menos 60% já foram imunizadas. A meta em todo o Estado e País é atingir 95% da população infantil. “Precisamos do apoio da população e reativar essa consciência da importância da vacinação, que é um ato tão simples, mas que através dela conseguimos prevenir doenças graves que podem causar até a morte”, reforça a secretária de Saúde Luciana Lopes.
O prefeito Professor Lupércio agradeceu ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, por escolher o município de Olinda para acompanhar a campanha de vacinação contra a Poliomielite. “Pernambuco tem 184 municípios e Olinda é a 3ª maior cidade do Estado e tem mais de 400 mil habitantes. O Ministério tem sido parceiro nosso e tem cuidado da população brasileira e também olindense, independente de cor, de bandeira partidária”, diz o prefeito.
Em pronunciamento, o Ministro da Saúde reforçou a importância da vacinação para proteger as crianças. “É um dever nosso cuidar das crianças abaixo de 5 anos. No Brasil temos cerca de 15 milhões de crianças. Em Olinda são 20 mil. Não é justificável que nos dias de hoje, em pleno século 21, nós tenhamos crianças sofrendo com doenças que foram erradicadas e evitadas pela vacina desde 1994”, afirma Marcelo Queiroga.
Fotos: Sandro Barros/Secom Olinda
Este slideshow necessita de JavaScript.