O Ministério da Saúde comprará CoronaVac para crianças a partir de 3 anos do Covax Facility, não do Instituto Butantan. Não há previsão, contudo, de quando o Brasil receberá as doses. As informações foram confirmadas pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em conversa com jornalistas, nesta segunda-feira.
Quando questionado se os imunizantes viriam do Covax Facility, consórcio global de vacinas promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou do Butantan, que produz as doses no país, Queiroga respondeu:
A opção é adquirir do mecanismo Covax Facility até porque as doses são doses prontas e teria mais rapidez em disponibilizar vacinas para aqueles que, de forma não forçada, quiserem receber vacinas nas unidades básicas de saúde, disse Queiroga.
Como antecipou a coluna de Lauro Jardim, a pasta achou caras as doses oferecidas pelo Butantan e optou por comprar do consórcio. O ministro evitou comentar qual seria o total de vacinas adquirido, limitando-se a dizer que seria a “quantidade necessária” para o público-alvo.
Veja também
variola dos macacos Saúde Queiroga diz que Brasil se preparou para surto de varíola dos macacos
Covid-19: Brasil tem 30,6 mil novos casos e 179 óbitos em 24 horas
Fonte: Folha PE