Até junho, 15 municípios de Pernambuco participarão da uma pesquisa nacional de saúde bucal. O objetivo do levantamento, promovido pelo Ministério da Saúde, é identificar as condições de saúde bucal mais prevalentes na população brasileira para subsidiar políticas públicas. [veja a lista completa de cidades no final do texto]
A SB Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal vai coletar dados da população em 422 municípios do País – incluindo as 15 cidades pernambucanas. Cerca de 50 mil pessoas deverão participar dessa primeira etapa do levantamento.
Por meio da pesquisa, busca-se identificar as doenças bucais mais prevalentes, como a cárie dentária e a doença periodontal, bem como a necessidade de próteses dentárias, as condições de oclusão, o traumatismo dentário e o impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida, entre outros aspectos.
Profissionais da Atenção Primária à Saúde Bucal passarão de porta em porta para convidar a população para a pesquisa e coletar dados socioeconômicos, por meio de questionário. Caso algum participante tenha problema bucal detectado durante a visita, será encaminhado para unidade odontológica.
“Serão cerca de 17 mil pessoas que serão visitadas na região. A participação é importante para o ministério conhecer melhor a saúde bucal da população. O nosso compromisso é garantir o acesso de toda a população brasileira ao serviço odontológico”, afirmou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente.
Fase seguinte
Após o mapeamento da população, será feita a fase da avaliação da saúde bucal com um exame físico, de pessoas das seguintes idades: 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos.
Também serão verificados dados sobre a necessidade de tratamento dentário, urgência de tratamento e de próteses dentárias.
Confira os municípios de Pernambuco:
1. Recife
2. Amaraji
3. Bezerros
4. Cabo de Santo Agostinho
5. Canhotinho
6. Condado
7. Garanhuns
8. Jaboatão Dos Guararapes
9. Moreno
10. Olinda
11. Pesqueira
12. Petrolina
13. Santa Cruz do Capibaribe
14. São Lourenço da Mata
15. Terra Nova
Veja também
Coronavírus Jogos de AzarPernambuco registra, nesta terça (18), quatro mortes e 312 casos de Covid-19
Justiça proíbe Bernardo Bello de ter contato com ‘envolvidos com jogo do bicho ou caça-níquéis’
Você precisa fazer login para comentar.