mestra-aurinha-do-coco-e-homenageada-com-mural-gigante-na-conde-da-boa-vista

Mestra Aurinha do Coco é homenageada com mural gigante na Conde da Boa Vista

Obra de arte de 337m² é assinada pela artista plástica recifense, Ianah, e pode ser vista na na esquina da Rua Gervásio Pires com a Avenida Conde da Boa Vista. A iniciativa é da Prefeitura do Recife por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Foto: UENNI/PCR)

Apoiada pela Galeria Marco Zero, a artista recifense Ianah evidencia a Mestra Aurinha do Coco em sua nova obra de arte urbana, no centro da cidade, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB). O mural, pintado na lateral do edifício em um dos cruzamentos mais movimentados da capital, conta com a imagem de Aurinha do Coco, falecida em 2021, no intuito de reconhecê-la como patrimônio da cultura pernambucana e de deixar sua imagem prolongada na memória, assim como é a de sua mãe, Selma. Cobrindo 13 andares do prédio, a pintura tem 337m² e está localizada na Avenida Conde da Boa Vista, nº 569, no bairro da Boa Vista, Recife.

Por meio de seu olhar cuidadoso e lúdico para pequenas belezas cotidianas, Ianah se juntou à artista de escrituras urbanas, Bubu, para homenagear vários mestres da Região Metropolitana do Recife. “Assim como muitos mestres e mestras, a Aurinha do Coco, não foi reconhecida, em vida, como patrimônio pernambucano, mas ela continua sendo uma das principais referências e guardiã do Coco de Roda em Pernambuco, além de ser um pessoa responsável por manter a memória de um grupo ou comunidade e difundir tradições”, conta Ianah. A artista explica também sobre o processo de construção da imagem pintada, a qual é toda feita com geotinta, composta por diferentes tonalidades de barro, que foram coletados em vários locais da Região Metropolitana do Recife, tais como Camaragibe, Olinda e Paulista.

A obra foi inspirada pelo tema ‘Recife Cidade da Música’, título recebido pela Unesco, e resulta do edital de credenciamento para realização de intervenções artísticas em empenas cegas, da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana. “A satisfação com o resultado deste novo megamural é imensa, especialmente pela marcante presença feminina na equipe. Ao prestigiarmos Aurinha, ícone do coco pernambucano, celebramos também a força da mulher em nossa cultura local. E temos uma ótima notícia: até o final do ano, teremos outro grandioso mural em homenagem a Reginaldo Rossi”, revela a secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes.

IANAH – A artista visual, que também é técnica em Agroecologia, é adepta da técnica conhecida como “geotinta”, que mistura pigmentos minerais e naturais para usar em obras de arte e causar o mínimo de impacto ambiental, método estudado por ela desde 2017. Natural de Recife, Ianah se sente sensibilizada pelo lugar político dos afetos, da espiritualidade, dos elos comunitários e do reflorestamento da nossa história ancestral. Para esta obra, escolheu Bruna Alpoim, mais conhecida como Bubu pelos amantes da arte urbana recifense. Bubu é pernambucana, residente do Pina, na Zona Sul do Recife. Escritora urbana, muralista e artista visual, ela expressa suas ideias por meio das letras, criando uma tipografia única, passando sempre uma ideia reflexiva, política e artística. “Toda a parte escrita da pintura é de responsabilidade dela, e é de grande importância deixar registrada nossa homenagem aos outros grandes nomes de mestres e Mestras do Coco de Roda de Pernambuco”, completa a artista.

EDITAL MEGAMURAIS – Ao todo foram classificados 24 projetos que retratam através da arte o tema “Recife Cidade da Música”, em que cinco deles estão concluídos e um está em andamento. A contratação para execução dos megamurais se dá em conformidade com a ordem classificatória dos aprovados estabelecida por meio de pontuação e depende da viabilidade técnica e liberação das empenas, bem como da disponibilidade orçamentária durante o tempo da vigência do edital. O valor pago pelos serviços prestados é de R$ 75 mil, correspondente ao tamanho padrão da empena de 200 m² a 400 m² – ficando sob a responsabilidade do proponente credenciado a totalidade dos custos referentes ao planejamento e a execução  das intervenções artísticas em empenas cegas (fachadas sem aberturas) de edifícios de visibilidade pública no Recife.

Serviço

O quê: Mural urbano “Raízes Mestras do Coco”, por Ianah e Bubu

Onde: Avenida Conde da Boa Vista, nº569 – Boa Vista, Recife. – Edifício em que se localiza a Drogaria São Paulo, quadra ao lado do Shopping Boa Vista









About Redação

Veja também

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

(Conforme disposto no Art. 29, alínea “b”, do Estatuto Social) O Presidente, em caráter provisório, …