O Náutico, que se acostumou a ter nos Aflitos sua principal arma para conseguir seus objetivos, teve um 2022 bem diferente quando o assunto foi o desempenho em casa na Série B do Campeonato Brasileiro. Muito do rebaixamento do clube à Série C passou pelo péssimo aproveitamento como mandante. O pior entre os 20 times da competição. Um exemplo do que os pernambucanos não podem deixar acontecer novamente no ano que vem.
Nos 19 jogos como mandante, o Náutico venceu apenas seis. No mais, foram quatro empates e nove derrotas. Aproveitamento de 38,6%. O Timbu levou mais gols (27) do que fez (24) jogando em casa. Vale citar que, dessas partidas, uma foi na Arena de Pernambuco, na derrota por 3×2 para o Vasco.
O desempenho em seus domínios por pouco não foi o pior do Náutico em toda a história dos pontos corridos da Série B. A marca mais negativa ainda é a de 2017, ano em que, não por coincidência, o Timbu também caiu para a terceira divisão. Na ocasião, a equipe venceu apenas cinco vezes em casa.
Vale lembrar que, com o término da Segundona, todos os classificados da Série C 2023 já foram definidos. Além do Náutico, estarão os outros três rebaixados da Segundona em 2022: Operário/PR, Brusque/SC e CSA/AL. Esses terão a companhia também de outros quatro que subiram da D para C, casos de América/RN, Pouso Alegre/RS, Amazonas e São Bernardo/SP.
Os demais são os que já estavam na competição: Altos/PI, Aparecidense/GO, Botafogo/PB, Confiança, Figueirense, Floresta/AM, Manaus, Paysandu, Remo, São José/RS, Ypiranga/RS e Volta Redonda.
Formato da Série C
Serão 20 clubes se enfrentando em turno único, com metade jogando 10 partidas em casa e outra metade, nove. Os quatro piores caem e os oito melhores avançam para a etapa de quadrangular, com dois grupos de quatro times cada. Serão seis confrontos, com ida e volta. Os dois melhores de cada lado garantem o acesso. Os líderes de cada chave disputam o título em dois embates.
Veja também
Que Golaço! XadrezSTJD lascou o Sport, mas alisa o Ceará e já alisou o Grêmio
Recife vai sediar as finais do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino de Xadrez
Fonte: Folha PE