A dinâmica é uma das principais características da política em Pernambuco. A pouco mais de um mês Marília Arraes estava se contorcendo para sair de um imbróglio grande junto ao seu antigo partido o PT.
De um lado Humberto Costa trabalhando para travar a jovem e promissora política pernambucana e do outro Lula sempre mantendo o discurso que Marília era uma forte opção no estado. Marília passou a régua e decidiu pôr fim procurar um partido para chamar de seu. Deu certo e ela se viabilizou em uma velocidade grande, muitos nem acreditavam que daria tempo dela montar uma chapa e alianças para sua nova aventura política. Descolou a imagem de Lula do candidato do PSB, Danilo Cabral, e de quebra ainda trouxe grande parte da militância do PT para caminhar junto a ela na próxima disputa eleitoral. O militante e simpatizante do PT sabe e lembra bem o que o PSB disse sobre o partido e sobre seu líder maior nas últimas eleições municipais.
Miguel Coelho por sua vez, foi o primeiro a arrancar para disputa eleitoral. Jovem e bem avaliado na sua cidade não esperou ninguém, saiu na frente e foi costurando alianças com apoio forte do seu pai o senador Fernando Bezerra Coelho, o FBC. Miguel foi angariando importantes apoios pelo estado e conseguiu construir sua imagem através do seu trabalho realizado na cidade a qual era prefeito até o fim do mês de março. Miguel foi reeleito com uma estrondosa votação e conseguiu mostrar um pouco aos pernambucanos qual será a direção da sua campanha.
Em comum entre os dois candidatos é o desejo de ter uma coordenação de campanha na segunda maior cidade do Estado de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes. A terra dos altivos Canaviais é a casa e principal reduto de Anderson Ferreira (PL) pré-candidato do presidente da República, Jair Bolsonaro. Tanto Marília quanto Miguel sabem a importância de entrar na cidade e tentar levar o eleitorado que não votou na reeleição de Anderson. Alguns vereadores e lideranças tem sido procurados pelo grupo dos pré-candidatos Marília e Miguel para somar forças e levar essa fatia grande de votos na Região Metropolitana.
Vereadores como Nando Ceres e Marlus Costa, juntamente com outros nomes que já fecharam apoio a projetos diferente dos Ferreiras são as próximas “bola” da vez. Nas últimas pesquisas a pré-candidata Marília pontua mais de 30% na Região Metropolitana enquanto Miguel possui apenas 3,3%. Por outro lado Anderson Ferreira possui 20% do seu eleitorado na Região Metropolitana e com uma forte tendência a crescer devido a força política do seu grupo e da grande força do presidente Bolsonaro.
Pergunta: Quem será o coordenador de campanha de Miguel e Marília na cidade de Jaboatão dos Guararapes?
09/05/2022 às 12:15 do HojePE – Por Carlos André
Foto : Divulgação