Com a filiação ao Solidariedade prevista para ocorrer nesta sexta-feira (25), a deputada federal Marília Arraes estava, ontem, por Brasília, por onde também circularam boa parte dos pré-candidatos majoritários de Pernambuco, a exemplo de Danilo Cabral e Raquel Lyra.
Danilo foi à mesa com Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, em encontro do qual também participaram o governador Paulo Câmara e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Nas hostes socialistas, se conta com a promessa dos petistas de que o ex-presidente Lula não subirá no palanque de Marília, caso ela concorra ao Governo do Estado.
Diante dos últimos desdobramentos em que o PT passou a garantir, ao PSB, exclusividade do apoio do líder-mor do PT em Pernambuco, cresceu, em paralelo, a bolsa de apostas dando conta de que Marília pode ainda disputar o Senado na chapa encabeçada pela prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, num conjunto que envolve também a deputada estadual Priscila Krause, cotada para vice.
Com o prazo da janela partidária se esgotando, a filiação de Marília, segundo interlocutores do Solidariedade, deve ocorrer nesta sexta-feira, o que a permitiria a ela, na esteira, correr para montar chapas ainda. Em paralelo, Danilo Cabral e Paulo Câmara tiveram conversas, em Brasíla, nesta quarta-feira (23), com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
Em Pernambuco, kassab tem, no radar, fazer o deputado federal André de Paula senador e, a despeito de nacionalmente, o PSD não ter avançado numa aliança para o 1º turno com o PT, no Estado, governado por Paulo Câmara, o dirigente nacional deu garantias que estaria dentro do projeto da Frente Popular.
Em outras palavras, nada foi exatamente alinhavado, até porque o PT, como a coluna antecipara, tem reunião, hoje, no Palácio das Princesas, com o governador, mas há, na mira, uma construção para fazer André de Paula concorrer ao Senado na chapa do PSB e tratou-se disso ontem.
André apareceu, nos últimos dias, como um dos nomes cotados para, eventualmente, compor com Marília uma chapa na hipótese de ela concorrer a governadora, mas com Lula sinalizando que não subiria no palanque dela e Kassab estreitando laços com o PSB, há aposta mais alta, agora, de que Marília possa compor com Raquel Lyra e Priscila Krause.
Cafezinho com…
O café da manhã do hotel estava sendo servido, em Brasíia, nesta quarta-feira (23), quando Danilo Cabral tomou assento em uma das mesas. Não demorou a iniciar sua refeição e foi surpreendido pela chegada da adversária e também pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra. Os dois gentilmente se cumprimentaram. Estavam hospedados no mesmo hotel. Mas não foram só os dois que se esbarraram pela Capital Federal ontem.
…leite > Em um segundo momento, já no café da Câmara Federal, novo esbarrão se deu, dessa vez entre Marília Arraes e Danilo Cabral. Em uma cena menos informal que a protagonizada por Raquel, os dois, companheiros de bancada, até se abraçaram, num encontro mais caloroso do que o ocorrido pela manhã.
À mesa > Como a coluna antecipara, a reunião do governador Paulo Câmara com o PT-PE, hoje, no Palácio das Princesas, será às 11h. Participam os integrantes da comissão que vem tratando de temas eleitorais: Teresa Leitão, Doriel Barros e Oscar Barreto. Com Humberto Costa, o governador falou ontem, em Brasília.
Veja também
OPORTUNIDADE ECONOMIAPrefeitura do Paulista abre inscrições para processo seletivo simplificado de contratação de profiss
Serviços de saúde e compras na internet crescem na pandemia
Fonte: Folha PE
Autor: Renata Bezerra de Melo
Você precisa fazer login para comentar.