marcos-antonio-matos-e-o-novo-procurador-geral-de-justica-do-mppe

Marcos Antônio Matos é o novo procurador-geral de Justiça do MPPE

O promotor de Justiça Marcos Antônio Matos de Carvalho foi empossado, nesta terça-feira (29), pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) no cargo de procurador-geral de Justiça. Ele comandará o MPPE até o fim do atual biênio, em janeiro de 2023.

“Assumo a Procuradoria Geral de Justiça com a consciência tranquila de não ter transigido meus princípios, não ter dado rasteira, prejudicado ou passado por cima de qualquer colega. Não acredito na desconstrução do adversário como ferramenta política”, disse o Marcos Antônio no discurso de posse.

Depois de registrar que os 23 anos de carreira no Ministério Público o enriqueceram com experiências e ensinamentos, Marcos Antônio explicou como deve ser uma administração competente. “Na atividade associativa, pude constatar, através do contato com integrantes de diversos ministérios públicos estaduais e federais, que mais do que a busca desenfreada por pioneirismo, uma boa gestão é marcada pela implementação de experiências simples, testadas e bem-sucedidas”, explicou.

Marcos Antônio assumiu o cargo em virtude de o ex-procurador-geral de justiça do MPPE Paulo Augusto de Freitas Oliveira tomar posse como desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para a vaga reservada ao Quinto Constitucional do MPPE.

“Assumo com muita honra e alegria a Procuradoria Geral de Justiça em virtude da vacância do cargo. Alegria, porque a vacância do cargo não se deu em decorrência de algum infortúnio, mas em virtude da escolha de projeto pessoal, pela qual desejo sucesso ao doutor Paulo Augusto de Freitas no Tribunal de Justiça de Pernambuco”,  afirmou ele.

No dia 2 de janeiro, os integrantes do Ministério Público elegerão três nomes para compor a lista tríplice para procurador-geral de justiça que será apresentada à futura governadora do Estado, Raquel Lyra (PSDB). Caberá a ela apontar, dentre os nomes da lista, o que vai chefiar a instituição no biênio 2023-2025.

Depois da solenidade de posse, Marcos Antônio adiantou como será sua gestão até janeiro.

“O desafio é continuar o planejamento da instituição, que não deve mudar evidentemente a cada procurador. Nós trabalhamos com planejamento estratégico, e a meta é mantê-lo até janeiro, quando assumir o novo procurador e se definir as prioridades, mas o caminho do Ministério Público sempre vai ser ao lado da sociedade e no fortalecimento da cidadania. Esse é um compromisso da instituição”, explicou.


 

Veja também

About Redação

Veja também

Paulo Farias é Cotado para a Presidência da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Paulo Farias, recém-eleito vereador do Cabo de Santo …