O governo do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), completa um ano em abril, mas o gestor já tem uma marca consolidada: O resgate do Carnaval de Jaboatão, algo solicitado pelos moradores e artistas, não realizado há muito tempo. A própria Prefeitura de Jaboatão anunciou que 2023 fica marcado como o ano do resgate, não só do período carnavalesco, como da própria cultura popular.
Desde o Sábado de Zé Pereira, foram mais de 200 atrações nos seis polos montados pela Prefeitura do Jaboatão, quanto nos diversos blocos apoiados pela gestão municipal. Artistas locais foram a maioria e a população fez sua parte, indo às ruas dançar frevo, maracatu, samba, brega e todos os ritmos que fizeram parte da programação.
Foliões, que há muito tempo não curtiam o Carnaval no Jaboatão com uma programação tão extensa, disseram que a folia deste ano já deixa saudades. “Estou com 53 anos e já brinquei muito Carnaval em Jaboatão, mas nos últimos anos tive que ir pra outras cidades porque não havia uma programação atrativa aqui. Agora está sendo diferente. A Prefeitura tomou uma grande iniciativa trazendo artistas de renome. Vim com minha filha e nos divertimos muito”, contou a manicure, que frevou no Polo Tupinambá, em Piedade.
O comerciante José Paulo também ressaltou a ação da gestão municipal. “Aqui na Muribeca foi muito bom e a nossa comunidade se sentiu prestigiada. Acredito que, no próximo ano, vai ser melhor. Esse povo da Prefeitura de Jaboatão é rochedo!”, disse Paulo, que estava com a esposa e o filho no Polo Índia Morena.
Keninho Lima, que ontem se apresentou com o Boi Sorrizo nos polos Yapoatan e Candidé de Cavaleiro, falou sobre a importância do Carnaval para Jaboatão e à cultura. “Estou aqui com pessoas da minha comunidade e com outras que vieram de outros bairros para brincar com muito amor. A importância desse Carnaval foi além do esperado, porque resgatou a tradição e, para nós que somos o único boi bumbá de Jaboatão, foi uma experiência única nos apresentar para públicos diferentes da nossa cidade. A Prefeitura está de parabéns por realizar essa festa”, elogiou o artista.
Índia Morena tem uma carreira circense de 70 anos e foi uma das homenageadas no Carnaval do Jaboatão 2023. Ontem, ela se apresentou no Polo Índia Morena, na Muribeca, e se emocionou com o carinho do público. “Dou parabéns à Prefeitura do Jaboatão e agradeço por ter promovido esse Carnaval. O que está sendo feito agora é o muito do que nunca foi feito. Nós artistas só temos a agradecer pela oportunidade que tivemos nestes quatro dias”, salientou.
O tema do Carnaval 2023 foi Yapoatan e os Primeiros Brincantes do Brasil, tendo como homenageados Índia Morena, Tribo Candidé de Cavaleiro e Caboclinhos Tupinambá. E os polos deste ano foram: Yapoatan (Jaboatão Centro), Candidé de Cavaleiro (Cavaleiro), Tupinambá (Piedade), Preacas (Curados), Brincantes (Prazeres) e Índia Morena (Marcos Freire/Muribeca).
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação