mais-de-meio-milhao-de-refeicoes-foram-oferecidas-pela-prefeitura-em-2022-para-garantir-a-seguranca-alimentar-a-pessoas-em-situacao-de-vulnerabilidade-no-recife

Mais de meio milhão de refeições foram oferecidas pela Prefeitura em 2022 para garantir a segurança alimentar a pessoas em situação de vulnerabilidade no Recife

Diariamente são oferecidas 1.700 refeições, sendo 750 almoços no Naíde Teodósio e 750 almoços e 200 jantares no Josué de Castro. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

A Prefeitura do Recife ofereceu cerca de 570 mil refeições, somente neste ano de 2022,  a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade nas ruas da cidade e que frequentam os restaurantes populares Naíde Teodósio, no bairro de Santo Amaro, e o Josué de Castro, no bairro de São José.

O serviço nos restaurantes populares atuam com foco na segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade social e garantem alimentação balanceada, com proteína e todos os nutrientes necessários, Diariamente são oferecidas 1.700 refeições, sendo  750 almoços no  Naíde Teodósio e 750  almoços e 200 jantares no Josué de Castro. Cada prato oferecido é composto por carboidratos, proteínas, gorduras, além de vitaminas e minerais. 

As pessoas que recebem as refeições nos restaurantes populares do Recife são previamente cadastradas e encaminhadas através da rede socioassistencial (Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua-CentroPop, Centro de Referência da Assistência Social -Cras e Centro de Referência Especializado da Assistência Social -Creas). Os restaurantes funcionam das 11h às 14h, e o Josué de Castro funciona também das 18h às 20h.

Além dos restaurantes,  a prefeitura vem  realizando uma série de ações para beneficiar as pessoas que vivem em vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Neste mês de dezembro, a prefeitura entregou a Cozinha Comunitária de Gurupé requalificada, em Afogados. O equipamento tem capacidade de ofertar 200 almoços, de segunda a sexta-feira. Antes da reforma, 60 refeições eram preparadas. A iniciativa reforça o comprometimento do poder público para garantir a Segurança Nutricional e Alimentar (SAN) da população recifense mais vulnerável.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …