Mais de 1 milhão de idosos (1.001.690) com 60 anos ou mais já foram vacinados com a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 (ou 3ª dose) em Pernambuco. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a marca atingida equivale a 80% de cobertura vacinal do público com essa faixa etária.
“Sabemos que o envelhecimento impacta diretamente no funcionamento do sistema imunológico, deixando o organismo mais suscetível a infecções e reduzindo a reposta vacinal. Por isso, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, informando que mais de 200 mil pessoas do grupo estão com a terceira dose da vacina em atraso.
O gestor relembra, ainda, que os idosos que tomaram a terceira dose da vacina há mais de quatro meses já podem receber a quarta dose (2ª dose de reforço) dos imunizantes para aumentar a proteção contra o vírus.
“Os idosos e seus familiares e cuidadores devem ficar atentos ao período oportuno de aplicação da segunda dose de reforço. Oportunizando a proteção no tempo adequado, evitaremos bolsões de pessoas com esquemas incompletos e vulneráveis à doença”, afirmou Longo.
A pasta também convoca a população idosa a aderir à campanha de vacinação contra a influenza, iniciada na última semana em Pernambuco. A vacina trivalente é produzida pelo Instituto Butantan e será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2, incluindo a cepa Darwin, e tipo B.
“É importante relembrar que o impacto da influenza A H3N2 provocada pela variante Darwin foi pior que a variante ômicron da Covid-19 em nosso Estado. Assim, a vacinação contra o vírus da influenza é fundamental para reduzir o número de internações e complicações pela gripe, especialmente, nos grupos mais vulneráveis, como as pessoas idosas, as crianças e as gestantes”, pontuou Longo.
A SES reforça que a vacina contra a Covid-19 pode ser aplicada no mesmo dia da vacina contra influenza.
Veja também
Internacional Guerra da UcrâniaNova juíza da Suprema Corte saúda progresso dos EUA em igualdade racial
UE anuncia sanções contra duas filhas de Putin
Você precisa fazer login para comentar.