Maio Laranja mobiliza sociedade olindense
Programação começa nesta quarta-feira, às 6h
Publicado por: Redação da Secom, em: 17/05/22 às 11:55
A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social, está mobilizada na Campanha do Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades terão início nesta quarta-feira (18.05), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil. A programação começará, a partir das 6h, com panfletagem no bairro do Carmo com a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Centro Especializado de Referência de Assistência Social (CREAS). Às 9h, na Biblioteca Municipal, também no Carmo, acontecerá a abertura do evento com a presença de dirigentes das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH); Educação e de Saúde, além do Ministério Público de Pernambuco.
Várias palestras abordando a temática serão promovidas nas escolas da rede municipal. No dia 20, por exemplo, profissionais do PETI; Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e do Departamento da Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), estarão, às 13h30, na Escola Sagrado Coração de Jesus, em Amaro Branco. No dia 24, às 9h30, na Biblioteca Pública, será promovida uma roda de diálogos. Estudantes da Escola Duarte Coelho também receberão orientações versando sobre o assunto.
Para a secretária executiva de Assistência Social, Rosely Chaves, a discussão precisa ser feita nas secretarias em conjunto com toda a sociedade. “Mais um ano em que as secretarias de Saúde; Educação e de Assistência Social e as equipes intersetoriais estão unidas em um movimento que visa mobilizar a população para combater esse tipo de violência, que ainda acomete as crianças e adolescentes”, disse a secretária. A sociedade, em caso de suspeita, pode ligar para o Disque Direitos Humanos pelo “Disque 100”. A ligação é confidencial.
O encerramento da semana contará, no dia 25, das 8h às 10h, na orla de Bairro Novo, com ações organizadas pela Prefeitura, DPCA, Polícia Rodoviária Federal, Sociedade Bíblica do Brasil e Grupamento de Bombeiros – GBMAR. O dia será ainda recheado com ações de saúde, educação de trânsito, oficinas de percussão, além de muita informação.
Por: Patrícia Viviane / SDSDH