maio-amarelo-tem-inicio-no-recife-com-blitz-educativa-focada-nos-motociclistas

Maio Amarelo tem início no Recife com blitz educativa focada nos motociclistas

No mês de conscientização para evitar sinistros e mortes no trânsito, ação preventiva leva boas práticas a esses condutores, que correspondem a 45% dos mortos no trânsito da capital 

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), reforçará as ações de segurança viária durante o Maio Amarelo, mês de conscientização quanto a mortos e feridos por sinistros de trânsito. Este ano o foco está nos motociclistas, que representam 45% dos mortos em sinistros nas vias do Recife – um terço desses condutores pratica excesso de velocidade.  As atividades vão reunir fiscalização, comunicação e educação, além da gestão de dados. A programação tem início amanhã com uma blitz educativa coordenada pela CTTU junto a parceiros como o Observatório Nacional de Segurança Viária, DETRAN, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Polícia Rodoviária Federal e SAMU. A ação acontecerá na Avenida Magalhães, embaixo do Viaduto da Avenida Norte (sentido Olinda), a partir das 8h. 

Entre as ações de educação estão previstos cursos, para motociclistas entregadores cadastrados em aplicativos que abordam, entre outros, temas como direção defensiva, legislação de trânsito, primeiros-socorros, além de atividades práticas.  Além disso, haverá ações diárias para crianças em escolas com a participação de artistas-educadores, que também estarão orientando os adultos em bares e restaurantes de toda cidade numa ação em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL. 

Durante as blitz, os agentes vão fiscalizar e orientar os condutores sobre os fatores de risco, especialmente o excesso de velocidade. A mensagem das equipes de comunicação e de fiscalização tem o objetivo de mudar o comportamento no trânsito, especialmente dos motociclistas que, pela primeira vez em 2023, tornaram-se as principais vítimas fatais no trânsito, ultrapassando os pedestres. Para mudança de comportamento, também será feita uma campanha nas redes sociais da Prefeitura do Recife com foco nos motociclistas e intensificação da fiscalização.  

MAIO AMARELO – Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade de tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável. 

About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-divulga-lista-com-artesas-classificadas-na-segunda-fase-para-participarem-da-fenearte

Prefeitura do Recife divulga lista com artesãs classificadas na segunda fase para participarem da Fenearte

O resultado final será divulgado no dia 28 de maio  A Secretaria da Mulher divulgou …