Foi a primeira reunião do Conselho Político de Coalizão, composto pelos parlamentares da base aliada. Segundo o presidente Lula, foi a inauguração de uma nova relação entre Executivo e Legislativo. De um relacionamento civilizado entre os dois poderes. Inclusive com um pedido do próprio presidente.
A ideia é fazer essas reuniões mensalmente. Dar continuidade ao processo de conversas e de consenso no parlamento. O presidente reafirmou que as discussões com o Congresso deverão ser sempre no contexto de harmonia.
Lula comentou ainda a agenda de viagens. Depois do Carnaval pretende, percorrer o país numa série de inaugurações e retomada de obras e investimentos. Nesta quinta-feira (9), viaja para os Estados Unidos, onde se encontra com o presidente norte-americano Joe Biden.
Aliás, durante a reunião do Conselho, o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, anunciou que os Estados Unidos retiraram o Brasil da lista antidumping para a exportação de aço brasileiro. O único país que foi retirado dessa lista.
Ele fez um balanço do governo de transição. Disse que foi o mais econômico de todos e fez um balanço também do que o governo encontrou quando chegou. Por exemplo: o pior resultado da educação dos últimos dez anos, uma redução de 85% nos recursos da cultura, retrocesso na questão das vacinas, 33 milhões de pessoas passando fome e recorde em feminicídio.
A Reforma Tributária também foi um dos assuntos tratados, e sobre economia, Lula não fez referência às recentes críticas que havia feito no início da semana com relação à taxa de juros e ao Banco Central, mas deixou bem claro: o governo federal tem o direito de estabelecer sua política econômica.
Fonte: Agência Brasil